fotocampanhiadaslezirias_158680342052136fab7e6cc.jpg

Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

Tel.:213 132 666
E-mail: atividades@sul.ordemdosengenheiros.pt

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Florestal e o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica estão a organizar uma Visita Técnica à Companhia das Lezírias, para o próximo dia 2 de novembro, a maior empresa agro-florestal do país, que inclui um almoço no conceituado restaurante da Companhia.

Com dezoito mil hectares, aqui se alia a diversidade de atividades agroflorestais a uma enorme riqueza de animais, plantas e habitats e a uma paisagem que combina o montado, o pinhal e as zonas húmidas do estuário do Tejo e os pauis que rasgam a charneca.

A Companhia das Lezírias conta com três áreas fundamentais de atividade: a agricultura, a pecuária e a floresta.

No sector agrícola incluem-se as atividades como a vinha, o arroz, o olival, o milho e outras culturas forrageiras. No setor pecuário inclui-se a produção de bovinos de carne e equinos.
No setor florestal inclui-se a gestão do montado de sobro, dos pinhais, bravo e manso, do eucaliptal e de outras espécies que se encontram em menor quantidade, bem como a conservação, gestão e controlo de todo um conjunto de espécies cinegéticas e protegidas que aí habitam.

Pela existência desta pluriatividade podemos afirmar que os habitats e a biodiversidade presentes se mantêm em equilíbrio e, em muitos casos, em dependência, dos próprios sistemas produtivos agroflorestais.
Tudo isto justifica que a Companhia das Lezírias seja parte importante da Zona de Proteção Especial e Sítio do Estuário do Tejo e integra ainda a RNET (Reserva Natural do Estuário do Tejo).

Condições de participação e reembolso

As inscrições ficam registadas pela data e hora da inscrição efetuada online. Estarão abertas até 30 de outubro de 2013 e só serão consideradas válidas após efetuado o respetivo pagamento. As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, só haverá lugar a reembolso se for comunicado à Região Sul até ao dia 30 de outubro de 2013.