fotoasseiceira_portal_1309882354e930f2958ed9.jpg

Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

E-mail: actividades@sul.ordemdosengenheiros.pt

Tel.: 213 132 666

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente vai realizar a 21 de Outubro uma Visita Técnica à Estação de Tratamento da Asseiceira.

Integrada no Subsistema de Castelo do Bode, em exploração desde 1987 e ampliada em 1996 e em 2007, a Estação de Tratamento de Água da Asseiceira, onde se inicia todo o processo de tratamento da água captada na albufeira de Castelo do Bode, tem instaladas 2 linhas de tratamento com capacidade para produzir diariamente 625 000 m3.

O processo de tratamento compreende a pré-cloragem de emergência, a remineralização e a correcção da agressividade, coagulação, floculação química, flotação, ozonização intermédia, filtração, ajuste do PH, cloragem intermédia no canal de água filtrada e desinfecção com cloro. As lamas resultantes deste processo são tratadas e recicladas e posteriormente utilizadas na indústria do cimento, reduzindo-se assim o seu impacto ambiental.

Reconhecida como um dos principais componentes do sistema de abastecimento da EPAL, é responsável pelo tratamento de cerca de 68% do volume de água produzida.

No recinto da Asseiceira, onde está instalada a ETA, o parque de estacionamento com 345 m2 de área coberta está dotado de uma unidade de microprodução de energia eléctrica, através de painéis solares fotovoltaicos.