fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
etvo_portal7769434804dbedf43d9fed.jpg

Visita Técnica à Estação de Tratamento e Valorização Orgânica da Valorsul

S. Brás, Amadora

3 de Junho de 2011

Local

S. Brás, Amadora

Informações

Ordem dos Engenheiros - Região Sul

Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

Tel.: + 351 213 132 666

Fax: + 351 213 132 690

actividades@sul.ordemdosengenheiros.pt

Com o intuito de promover, junto dos seus Membros e demais técnicos, o conhecimento e o contacto com Empreendimentos Ambientais Notáveis, o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente da Ordem dos Engenheiros está a organizar uma visita técnica à Estação de Tratamento e Valorização Orgânica da VALORSUL.

 

A visita à unidade fabril, localizada em S. Brás - Amadora, decorrerá no próximo dia 3 de Junho, e iniciar-se-á com uma apresentação, em sala, do Sistema de Gestão Integrado da Valorsul, com especial enfoque na Estação de Tratamento e Valorização Orgânica, seguindo-se a visita às instalações desta unidade.

 

A Estação de Tratamento e Valorização Orgânica (ETVO) trata, pelo processo de Digestão Anaeróbia, resíduos orgânicos recolhidos selectivamente nos sectores da restauração, hotelaria, mercados abastecedores e retalhistas, limpeza de jardins, entre outros, produzindo  fertilizante para uso agrícola e doméstico (composto), e energia, a partir do aproveitamento do biogás produzido no processo.

 

O processo de tratamento consiste num processo de digestão anaeróbia, via húmida, termófilo, em duas fases, seguida de um pós-tratamento aeróbio em área fechada. O produto digerido e desidratado é posteriormente sujeito a uma afinação num processo de compostagem.

 

Todo o ar contaminado da instalação é recolhido e tratado num biofiltro, evitando-se deste modo a propagação de odores.

 

Nota: Os participantes deverão obrigatoriamente levar calçado raso e fechado.

 

Condições de participação e cancelamento

 

As inscrições são em número limitado e serão registadas, por ordem de chegada, mediante preenchimento do respectivo formulário de inscrição on-line.

 

Abertas até 31 de Maio de 2011, as inscrições só serão consideradas válidas após efectuado o pagamento. As inscrições não validadas através do pagamento serão substituídas por outras em lista de espera.

 

Em caso de cancelamento da inscrição, não comunicado à Região Sul até ao dia 31 de Maio de 2011,  não haverá lugar ao reembolso do montante pago no acto de inscrição.

 

A realização da visita fica condicionada a um número mínimo de participantes, sendo que, se o mesmo não for alcançado, todos os inscritos serão informados até ao dia 1 de Junho de 2011.

Parceiros Institucionais