imagemcompilada_21091769535d6ea4a82e8fa.jpg

Ordem dos Engenheiros - Região Sul
Área de Formação, Comunicação e Cultura

Tel.: 213 132 666

O Conselho Regional de Colégio de Engenharia Agronómica da Região Sul promove uma visita técnica à Herdade da Daroeira (Grupo Valouro) localizada em Alvalade-Sado, que irá ter lugar no próximo dia 28 de setembro.

A herdade da Daroeira é uma grande exploração agropecuária (>1.200 ha) situada no Baixo Alentejo (distrito de Beja). Foi adquirida em 1996 pelo Grupo Valouro com o objetivo de ali instalar um complexo avícola exemplar integrado para produção frangos de carne em condições de segurança sanitária, bem-estar animal, sustentabilidade ambiental e minimização da pegada ecológica.

Actualmente o complexo ocupa uma área de cerca de 3.000 ha, fruto de aquisições posteriores de propriedades limítrofes e compreende as seguintes instalações e actividades:

- 54 modernos pavilhões climatizados (distribuídos por 9 núcleos de 6 pavilhões cada) para a criação anual de cerca de 16.000 milhões de frangos de carne (capacidade máxima instalada);

- Aproximadamente 1.200 ha de pivot para produção do milho destinado ao fabrico dos alimentos compostos necessários, utilizando os estrumes produzidos nos aviários como fertilizantes de excelência e a água das barragens existentes (8.000 milhões de m3) para a rega;

- Fábrica de alimentos compostos completos;

- Centro de abate de aves;

- Unidade de tratamento térmico dos subprodutos do matadouro (destinados à alimentação de animais de companhia e peixes);

- Unidade de compostagem, desidratação e granulação de estrumes;

- Produção de bovinos de carne em regime extensivo;

- Vinha;

- Olival.

Em reforço da sustentabilidade ambiental, foram ainda instaladas na Herdade da Daroeira 2 centrais fotovoltaicas que, juntamente com outras fontes renováveis pertencentes ao Grupo Valouro, perfazem uma potência instalada de 54 MW, cuja produção corresponde a mais do dobro do total da energia elétrica consumida por este grupo empresarial.

Inscrições
As inscrições são limitadas e deverão ser efetuadas através do Balcão Único / SIGOE, até ao dia 25 de setembro.

Condições de participação e Cancelamento
As inscrições decorrem através do Balcão Único do SIGOE até ao dia 25 de setembro. Poderá cancelar a sua inscrição até ao dia 25 na sua área pessoal do Balcão Único/SIGOE.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Ao inscrever-se neste evento está a autorizar a captação, tratamento e divulgação da imagem própria durante o mesmo, exclusivamente através dos canais de comunicação institucional da Ordem dos Engenheiros, nos termos definidos na Política de Privacidade desta Associação Profissional.