fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
a72q9640_site_111859551651cd8ec819e1f.jpg

Visita Técnica à Refinaria de Sines da Galp Energia

Refinaria da Galp Energia, Parque Industrial de Sines

17 de setembro de 2013

Local

Refinaria da Galp Energia, Parque Industrial de Sines

Informações

Ordem dos Engenheiros - Região Sul

Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

Tel.:213 132 666   
Fax: 213 132 690
E-mail: atividades@sul.ordemdosengenheiros.pt

EVENTO ESGOTADO

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Química e Biológica da Ordem dos Engenheiros está a organizar uma visita técnica à Refinaria de Sines da Galp Energia, que decorrerá no próximo dia 17 de setembro.

Satisfazendo objetivos de maximização da utilização da capacidade de refinação, de otimização da utilização de crudes pesados com a consequente redução de custos, e de melhoria do ajuste do perfil de produção às necessidades do mercado ibérico (nomeadamente o défice da produção anual de diesel), a Galp Energia procedeu à conversão tecnológica das suas refinarias de Sines e de Matosinhos entre 2008 e 2012.

Este projeto de conversão, que orgulha a engenharia portuguesa, representou um investimento de cerca de €1.4 mil milhões, dos quais 75% na refinaria de Sines, e tem um relevante alcance estratégico para o país dado que permite reduzir as importações de gasóleo, de naftas e de propano e trazer mais valor acrescentado à produção.

Em Sines, o projeto consistiu na construção de uma nova unidade de hydrocracking de gasóleo pesado para a produção de gasóleo e de jetfuel. Esta tecnologia permite um aumento da produção de gasóleo através da conversão profunda de frações mais pesadas das ramas, torna mais flexível a escolha do tipo de rama a tratar permitindo que sejam adquiridas matérias-primas mais pesadas e baratas para processamento na coluna de destilação.

A Galp Energia acolheu favoravelmente o pedido do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Química e Biológica para uma visita à nova instalação de Sines, proporcionando-se assim aos membros da OE a oportunidade para um contacto direto com tecnologia petroquímica de excelência, certamente muito enriquecedor e interessante.

Esta visita culminará com um almoço oferecido pela Galp Energia.

Parceiros Institucionais