alequva_small_99217534054184264526e9.jpg

Beja e Serpa

Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

E-mail: atividades@sul.ordemdosengenheiros.pt

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica, em conjunto com a Delegação Distrital de Évora e a Delegação Distrital de Faro, vão promover uma Visita Técnica ao Empreendimento Hidrogrícola do Alqueva.
A mesma terá lugar no próximo dia 4 de outubro, com partidas em autocarro da Sede da Região Sul da OE, em Lisboa, bem como das Sedes das Delegações Distritais de Évora e Faro.

O Alqueva é um projeto EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva - orientado para garantir o desenvolvimento sustentado da região através da agricultura.
Localizado em pleno Alentejo, o  Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA) tem influência direta, quer nos concelhos abrangidos pela albufeira de Alqueva, quer  naqueles que  beneficiam com a instalação de novos perímetros de rega ou são servidos pelo  abastecimento público.

O Alentejo corresponde a cerca  de  1/3 do território de Portugal Continental. É uma região com baixa densidade  populacional, apenas 5% da população, com elevados índices de desertificação  humana e de envelhecimento. O Produto Interno Bruto per capita está  abaixo da média nacional registando ainda um grande deficit de pluviosidade.
A carência de água nesta  região  tem  sido um dos principais condicionalismos ao seu desenvolvimento, impeditiva  de uma modernização da agricultura e da sustentabilidade do abastecimento  público.

O EFMA é um projeto centrado na barragem de Alqueva, a maior reserva estratégica de água da Europa.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO E REEMBOLSO

As inscrições ficam registadas pela data e hora da inscrição efetuada online. Estarão abertas até 2 de outubro de 2014 e só serão consideradas válidas após efetuado o pagamento da respetiva taxa de inscrição. As inscrições não validadas através deste pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, só haverá lugar a reembolso se for comunicado à Região Sul até ao dia 2 de outubro de 2014.