c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg

Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

Tel.: 213 132 666

E-mail: atividades@sul.ordemdosengenheiros.pt

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros está a organizar uma visita técnica, para membros da Ordem, ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que terá lugar no próximo dia 14 de abril, entre as 10h00 e as 12h30.

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), criado em novembro de 1946, é uma instituição de Ciência e Tecnologia do setor do Estado, sujeito à tutela do Ministério da Economia, sendo a competência relativa à definição das suas orientações estratégicas exercida em articulação com o Ministério da Educação e Ciência.

Exerce a sua atividade nos múltiplos domínios da engenharia civil e áreas afins e tem como missão empreender, coordenar e promover a investigação científica e o desenvolvimento tecnológicos necessários ao progresso, à inovação e à boa prática da engenharia civil.

Para esse efeito, o LNEC dispõe de algumas instalações experimentais ímpares que constituem os principais atrativos da visita técnica agora proposta, de que são exemplo: os modelos físicos de barragens, os modelos físicos de obras hidráulicas, os túneis aerodinâmicos ou a plataforma sísmica triaxial. Esta plataforma é uma instalação experimental de grande dimensão, uma das maiores da Europa para ensaios sísmicos de estruturas, capaz de simular sismos de grande intensidade e na qual se realizam estudos experimentais para o estudo dos efeitos da ação sísmica nas estruturas.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.