fotossines3_15257497854e95666036775.jpg

Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

E-mail: actividades@sul.ordemdosengenheiros.pt

Tel.: 213 132 666

O Conselho Regional do Colégio de Engenharia Mecânica da Região Sul em parceria com o Conselho Regional do Colégio de Engenharia Electrotécnica, promoverão, no próximo dia 10 de Novembro, uma Visita Técnica ao Terminal de GNL de Sines e Refinaria de Sines, dirigida a todos os interessados.

Será feita uma visita ao Projecto de Expansão do Terminal de Sines (PETS), terminal de GNL com especial incidência no terceiro tanque e as correspondentes infra-estruturas de apoio. O novo tanque terá uma capacidade máxima de armazenamento de 150.000 m3 e, em conjunto com outros novos equipamentos, dotará o Terminal de uma capacidade de emissão de 1.350.000 m3 (n)/h de gás natural (GNL) (900.000 m3 (n)/h atuais) e uma previsão de recepção anual de 60 navios ao invés dos atuais cerca de 40.

Este investimento superior a 190 milhões de euros, para o reforço da diversificação de fontes de abastecimento do país num cenário de crescimento do consumo de gás natural e as suas potencialidades para o desenvolvimento de novas áreas de negócio, deverá estar concluído no final do primeiro semestre de 2012.

A refinaria de Sines é uma das maiores da Europa, com uma capacidade de destilação de 10,8 milhões de toneladas por ano, ou seja, 220 mil barris por dia. Dispõe de uma configuração processual orientada para a maximização da produção de gasolinas através de uma unidade de conversão catalítica de destilados muito pesados, FCC (Fluidic Catalytic Cracking). Com vista a optimizar e a maximizar a utilização da capacidade do aparelho refinador, nomeadamente no que concerne à maximização da produção de gasóleo, a Galp Energia iniciou em 2008 o processo de conversão tecnológica das suas refinarias de Sines e de Matosinhos.

Condições de participação e cancelamento

As inscrições ficam registadas pela data e hora da inscrição efectuada online. Só serão consideradas válidas após efectuado o respectivo pagamento. As inscrições não validadas através deste pagamento serão substituídas por outras em lista de espera. Em caso de cancelamento da inscrição, só haverá lugar a reembolso se for comunicado à Região Sul até ao dia 04 de Novembro de 2011. A realização da visita fica sujeita a um número mínimo de participantes, pelo que, se o número de inscrições recebidas até 04 de Novembro não for suficiente, os inscritos serão reembolsados do montante pago pela inscrição.