imagem_webinar_3dejunho_vertical_16657130705ec3ce3cb70fc.jpg

Webinar | Aproveitamento de resíduos de madeira para produção de bio-polímeros para tratamento de águas residuais

Uma iniciativa do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Química e Biológica

Plataforma Zoom

3 de junho | 15h00

Plataforma Zoom

Ordem dos Engenheiros
Gabinete de Comunicação Nacional
A Ordem dos Engenheiros promove, no próximo dia 3 de junho, pelas 15h00, um Webinar dedicado ao tema Aproveitamento de resíduos de madeira para produção de bio-polímeros para tratamento de águas residuais, que contará com Maria da Graça Rasteiro como oradora convidada e que será moderado pro António Gonçalves da Silva, Presidente do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Química e Biológica.

O tratamento primário das águas residuais em ETAR´s recorre tradicionalmente a sais coagulantes (em particular sais de alumínio) e polímeros floculantes sintéticos produzidos a partir de monómeros provenientes do petróleo e sempre não-biodegradáveis.
Numa perspetiva de economia circular e valorização de resíduos, o grupo de investigação do Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e Produtos da Floresta, sob a coordenação da Prof.ª e Eng.ª Graça Rasteiro, desenvolveu, com base num projeto Europeu, novos floculantes solúveis de base celulósica, partindo de resíduos de madeira de eucalipto, provenientes da indústria da pasta e papel, que foram posteriormente testados com sucesso no tratamento primário (floculação) de alguns efluentes reais. A estratégia desenvolvida para produzir os bio-polímeros de base celulósica pode ser facilmente ajustada para produzir bio-polímeros de características diferentes, adaptados ao efluente a tratar. Deste modo, não só estamos a valorizar um resíduo largamente abundante como estamos a substituir os aditivos tradicionais por outros de natureza biodegradável, que também provaram dar origem a lamas com menor teor de água.

Sobre Maria da Graça Rasteiro
Professora Associada com Agregação do Departamento de Engª Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e Coordenadora do Grupo de Investigação em Tecnologias de Partículas, Polímeros e Biomateriais do Centro de Investigação em Engª dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta do mesmo departamento.
Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros e membro dos Grupos de Trabalho da EFCE (Federação Europeia de Engª Química) em "Particle Systems Characterization" e "Mechanics of Particulate Systems" em representação da Ordem dos Engenheiros.
Representante de Portugal em diversas ações COST.
Secretária da Mesa da Assembleia Regional da Região Centro da Ordem dos Engenheiros.

Este evento será transmitido através da plataforma Zoom. Após a sua inscrição receberá o link de acesso ao evento. As inscrições são limitadas e obrigatórias.