c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
5dezods_8897073926373e3a6098fb.jpg

Webinar | O contributo da Engenharia Química e Biológica para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU

Plataforma Zoom

5 de dezembro de 2022

Plataforma Zoom

Gabinete de Relações Públicas
O Colégio Nacional de Engenharia Química e Biológica da Ordem dos Engenheiros decidiu promover um webinar dedicado ao tema "O contributo da Engenharia Química e Biológica para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU", convidando para nele intervir três empresas relevantes do setor industrial, e um académico de grande prestígio, que darão uma perspetiva ampla e profunda deste assunto.

A Agenda 2030 das Nações Unidas, estabelecida em 2015 e adotada por todos os estados-membros da Organização, constitui um programa amplo e ambicioso para o desenvolvimento sustentável nas suas vertentes social, económica e ambiental.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, definem prioridades e linhas de rumo a seguir para se atingir uma visão comum para a Humanidade, promovendo a Paz, a Justiça e a Eficácia das Instituições, e constitui um verdadeiro contrato entre os líderes mundiais e os povos, uma verdadeira "lista de coisas a fazer em nome dos povos e do planeta”.

O modelo de desenvolvimento das sociedades humanas que tem vindo a ser seguido, tem dado origem a problemas catastróficos no nosso planeta. Exemplos bem conhecidos são as alterações climáticas, a degradação da biosfera, a depleção de recursos críticos, a exclusão e mal-estar social em muitas sociedades, as crises económicas, etc. A resolução destes problemas é de elevada complexidade,  e destaca a capital importância da Agenda 2030 e a necessidade imperiosa de cumprir a nível global os seus 17 ODS.

As indústrias do sector Químico e Biológico, se por um lado têm desempenhado um papel vital no desenvolvimento e manutenção dos elevados padrões de estilo de vida nas sociedades atuais, por outro, têm sido por vezes conotadas como causadoras de poluição e degradação de ecossistemas. A natureza das suas tecnologias e processos e a sua grande dimensão levam a que estas indústrias tenham um impacto que pode ser significativo nas várias vertentes (social, económica e ambiental) do Desenvolvimento Sustentável.
Os engenheiros Químicos e Biológicos, como responsáveis pelo projeto, operação e gestão destas indústrias, podem dar um forte contributo para atingir muitas das metas dos 17 ODS.