fotoaluminiofreepik_portal_2013897897531837f1a0480.jpg

Workshop: "Alumínio, um material com futuro"

Auditório da Ordem dos Engenheiros

21 de março de 2014

Auditório da Ordem dos Engenheiros

Ordem dos Engenheiros - Região Sul

Serviços de Formação, Comunicação e Cultura

Tel.:213 132 666

E-mail:atividades@sul.ordemdosengenheiros.pt

Patrocinadores

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia de Materiais e a Associação Portuguesa do Alumínio estão a organizar o Workshop: "Alumínio, um material com futuro" que terá lugar no auditório da sede da Ordem dos Engenheiros em Lisboa a 21 de março de 2014.

A extração do alumínio é um processo de utilização intensiva de energia, sendo responsável por cerca de 1% do total de emissões de gases de efeito estufa por seres humanos. Um dos principais focos da indústria do alumínio é, por isso, a redução das emissões através da promoção da reciclagem, que utiliza apenas 5% da energia requerida pela produção primária e emite 5% dos gases de efeito estufa; bem como a expansão do uso do alumínio em automóveis, comboios e aviões, uma vez que a substituição de 1 quilograma de aço por alumínio resulta na redução de cerca de 20 kg de dióxido de carbono no tempo de vida do veículo. Produtos e soluções inovadoras em indústrias como a da construção são também fundamentais para a futura procura de alumínio e o crescimento desta indústria.