imagem_109662917963e2783d1f56c.jpg

Gabinete de Assuntos Profissionais

Tel.: 213 132 |629 | 664 |695

E-mail: gap@oep.pt

Este workshop insere-se nas atividades da Comissão de Especialização em Engenharia de Segurança (CEES) em 2023, neste caso com enfoque na segurança ocupacional e prevenção de Acidentes de Trabalho (AT).
O evento tem como principal objetivo disseminar boas práticas relacionadas com a investigação e análise dos acidentes de trabalho, destacando o uso que se dá à informação recolhida nesse processo, para garantir que as lições aprendidas são disseminadas na organização visando criar aprendizagem coletiva.

Os acidentes de trabalho são uma preocupação já antiga, com mais de 100 anos de história, encabeçada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) desde sua fundação em 1919, empenhada em reduzir os elevados índices de sinistralidade laboral no início do século XX. Na atualidade, mesmo em países muito desenvolvidos, continua a ser tema de estudo e grande atividade legislativa, porque as mudanças tecnológicas e sociais vão eliminando uns riscos, mas criando outros que importa conhecer e manter sob controlo.

Durante a sessão, far-se-á uma breve revisão de várias abordagens e técnicas criadas especificamente para a investigação e análise de acidentes, sendo depois descrito com maior detalhe o procedimento RIAAT (Registo, Investigação, e Análise de Acidentes de Trabalho), que já integra não só teorias modernas de causalidade, mas também as variáveis europeias harmonizadas, definidas pelo Eurostat, para a notificação dos AT às autoridades.

Nota biográfica:

Celeste Jacinto é Professora Associada e Investigadora na Universidade NOVA de Lisboa, no Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial. Desenvolve trabalho de investigação no domínio da Segurança Industrial e da Segurança Ocupacional (Centro de Investigação UNIDEMI).

Antes da carreira académica, e enquanto engenheira química, tem 20 anos de trabalho na Indústria Transformadora, onde exerceu funções de Direção Técnica, Direção da Qualidade e Gestão de Projetos.

É membro da OE há 30 anos, e atualmente é Vogal na Comissão de Especialização em Engenharia de Segurança.