c98507ba3ff229c1d3787116fe6fcab1.jpg
inventa_oe_7429443763e3802e5d93f.jpeg

Workshop sobre Inovação e Propriedade Industrial

Propriedade Industrial - Sabe como Proteger uma Invenção?

Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros

28 de março de 2023

Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros

Gabinete de Assuntos Profissionais

Tel.: 213 132 |629 | 664 |695

E-mail: gap@oep.pt

Patrocinadores

O número de pedidos de proteção de Propriedade Industrial (PI) com origem em Portugal tem conhecido um crescimento significativo nos últimos anos, estando, porém, muito aquém dos níveis de proteção de PI, nomeadamente por patente de invenção, relativamente a outros países europeus.

Acreditando no potencial de inovação técnico-científica existente em Portugal, e na potencial consequente criação de invenções que poderão ser objeto de proteção por patente, a Ordem dos Engenheiros (OE), através do Colégio de Engenharia Eletrotécnica, em parceria com a Inventa - consultora especializada em Propriedade Intelectual, organiza um workshop para divulgação e discussão dos tipos de objeto de invenção passíveis de patenteabilidade, os requisitos a cumprir, bem como o caminho que um inventor tem de percorrer para proteger uma invenção por patente, entre outras formas de proteção.

Notas biográficas:

Vitor Moreira é Coordenador do Departamento de Patentes na Inventa. Mestre em Processos Químicos e Bioquímicos e Engenheiro Químico pela Univ. Federal do Rio de Janeiro. É membro da OE, inscrito no Colégio de Engenharia Química e Biológica.

Marisol Cardoso é Consultora de Patentes na Inventa. Mestre em Economia e Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação, pelo ISEG. Possui um MBA em Gestão pela Qualidade Total  e Licenciatura em Farmácia, na Universidade Federal Fluminense.

Susana Rodrigues é Consultora de Patentes na Inventa. Possuí um Mestrado Integrado em Engenharia Física, pela FCT-UNL, bem como uma Licenciatura em Engenharia Física e dos Materiais, no  ramo da  Física. É Vogal suplente na CEE da OE.