oe_cartografiaegeodesia_portal_71085467664b1231074ab7.jpeg

Gabinete de Assuntos Profissionais
Tel.: 213 132 |629 | 664 |695
E-mail: gap@oep.pt
A X Conferência Nacional de Cartografia e Geodesia (X CNCG) realiza-se nos próximos dias 2 e 3 de novembro e será dedicada ao tema "Informação Geoespacial para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável", em consonância com as temáticas atualmente em foco na Ordem dos Engenheiros, como patente no tema do seu Congresso Nacional que decorrerá em 2024 e terá como mote "Engenharia para o desenvolvimento”.

A informação geoespacial, hoje em dia fundamentalmente obtida a partir de técnicas de Deteção Remota (DR) e de Posicionamento por Satélite (GNSS), é determinante no mapeamento da Terra, em tempo quase real, permitindo obter dados sobre o seu estado ambiental e também dados de natureza socioeconómica, constituindo assim um elemento essencial na resposta aos desafios societais.

A utilização sinergética de técnicas de DR e GNSS numa abordagem holística à monitorização da Terra, permite um novo e detalhado olhar sobre tudo o que se passa no planeta, com impacte na avaliação dos riscos naturais e tecnológicos, na otimização de rotas de tráfego, com a consequente diminuição das emissões de CO2, na seleção dos melhores locais para exploração das energias renováveis, na proteção da biosfera, no desenvolvimento de uma agricultura mais eficiente, entre outros, propiciando a adoção de medidas conducentes a um desenvolvimento mais harmonioso e sustentável.

Complementarmente, o uso massivo de smartphones, das comunicações 5G, da Internet das Coisas (IoT), dos Big Data, etc., abre novas oportunidades para a ciência cidadã, podendo impulsionar o desenvolvimento das chamadas "Geociências Humanas”, uma nova área que trata dos fenómenos naturais que estão a ocorrer no planeta, e das suas relações com as atividades humanas. O conhecimento do que se passa, a cada momento, a uma escala planetária, é fundamental na tomada de decisões com vista, por um lado, à mitigação de efeitos de catástrofes naturais e das alterações climáticas, por outro, à manutenção do equilíbrio ambiental na exploração dos recursos naturais, visando a proteção e o bem-estar, presente e no futuro, das populações.

As geociências humanas desempenharão um papel determinante na prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável, sendo que a informação geoespacial constitui a base fundamental para a implementação de medidas conducentes a uma utilização ponderada dos recursos disponíveis no planeta, em direção a uma sociedade mais próspera.

Informações adicionais sobre:
Submissão de comunicações »»»
Template das comunicações »»»

Para consulta de mais informações, aceder ao site oficial do evento:

Dúvidas sobre a submissão de comunicações deverão ser colocadas através do endereço colegiogeografica@oep.pt