Condições de Estabilidade das Encostas de Santarém em debate

Noite Temática da Delegação Distrital de Santarém

08 de Julho de 2013 | Geral

No passado dia 4 de julho, a Delegação Distrital de Santarém da Ordem dos Engenheiros, com a colaboração da Câmara Municipal de Santarém, promoveu mais uma noite temática, com o tema "Atualização das Condições de Estabilidade das Encostas de Santarém”. Esta palestra teve como orador o Eng.º Francisco Salgado, chefe do Núcleo de Geotecnia Urbana e de Transportes do LNEC, e surgiu no seguimento da conclusão dos últimos estudos sobre o tema, efetuados por aquele instituto, a pedido da tutela.

A instabilidade das Encostas de Santarém está referenciada desde a década de 1970 e têm-se registado sucessivos deslizamentos e derrocadas que confirmam os riscos para as populações. As características calcárias e as condições hídricas na zona conferem às encostas uma enorme instabilidade e, nos invernos mais chuvosos, ocorreram vários deslizamentos e derrocadas, de gravidade variável e que suscitaram pequenas intervenções. Estes incidentes, que se têm multiplicado nas épocas de chuvas, colocam em risco várias pessoas e habitações, nomeadamente na Rua de Santa Margarida, entretanto definida como área de intervenção prioritária. Fazem ainda perigar a estabilidade da Linha Ferroviária do Norte.

O projeto de intervenção apresentado, com custos da ordem dos 20 milhões de euros, pode beneficiar do financiamento comunitário que o Governo se comprometeu a mobilizar.

Após o debate, o encerramento da sessão esteve a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves.