Empregabilidade na Engenharia em debate em Santarém

Algumas oportunidades num mercado globalizado

29 de Abril de 2014 |

No passado dia 22 de abril, a Delegação Distrital de Santarém da Região Sul da Ordem dos Engenheiros promoveu, na sua Sede, uma noite temática subordinada ao tema "Empregabilidade na Engenharia Portuguesa – Algumas oportunidades num mercado globalizado”, que contou com a participação de 35 membros.

A sessão foi apresentada pelo Eng.º Francisco Pombas, diretor comercial de uma empresa de sistemas técnicos em edifícios de serviços, com presença em Portugal, Espanha, Angola, Moçambique e Brasil. Não obstante o atual cenário da economia portuguesa, que se reflete nas dificuldades de empregabilidade para engenheiros, o Eng.º Francisco Pombas apresentou uma perspetiva global do nosso país, salientando algumas oportunidades de emprego, como por exemplo, o investimento de grandes multinacionais que decidem criar em Portugal os seus centros de competências, ou ampliar os já existentes. Destacou, ainda, a qualidade dos engenheiros formados em Portugal e como os mesmos estão atualmente a ser recrutados por aquelas multinacionais.

A crise no setor da construção foi também um dos temas abordados na sessão, como sendo um dos setores com maior nível de desemprego, e que tem movido muitos jovens licenciados para o mercado estrangeiro.

A sessão incluiu, ainda, a apresentação de alguns sítios da internet orientadores para o mercado de trabalho no estrangeiro, e nos quais são publicitadas as oportunidades de emprego, tendo sido salientada a importância de um contrato de trabalho claro e rigoroso. Alemanha, Noruega, Brasil, Angola, Moçambique, Magreb e Médio Oriente, foram alguns dos mercados alternativos apresentados no decurso da sessão, para os quais foram enunciados alguns aspetos importantes a ter em consideração quando se procura emprego no estrangeiro, tais como, o crescimento económico, o investimento imobiliário, a presença de empresas portuguesas, o reconhecimento dos engenheiros, o custo de vida, o sistema político, a insegurança, os serviços de saúde, o clima e, a própria língua.

A parte final da sessão contou, ainda, com testemunhos de alguns dos participantes, que atualmente desenvolvem, ou já desenvolveram, a sua atividade profissional em alguns dos mercados comentados, e noutros, como a Arábia Saudita, Líbia e Suécia. A Delegação Distrital de Santarém agradece a disponibilidade do orador, Eng.º Francisco Pombas, pela sua relevante colaboração neste evento.