Quarentena a Sul: Testemunho de Luís Cameira Ferreira

23 de Abril de 2020 | Geral

Num contexto profissional absolutamente inédito em Portugal, em que as medidas de contenção do novo coronavírus demandam isolamento social e reajustamento das práticas laborais, fomos saber juntos dos nossos membros qual o impacto de toda esta situação no exercício da sua profissão de engenheiro. Este testemunho pertence ao engenheiro eletrotécnico, e Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Eletrotécnica, Luís Cameira Ferreira.

O que a Covid 19 mudou no meu dia a dia profissional?
Cá estou, caros colegas, a responder ao desafio de uma espécie de exercício narrativo sobre os dias que passam. Ou parecem não passar. Este diálogo com uma folha de papel, escrito à mão, tal como eu mais gosto, é também uma das formas de convívio ao nosso alcance num contexto que nos surpreende e preocupa.

Dispomos dos mais diversos meios para comunicarmos uns com os outros, sempre à distância, como repetidamente nos recomendam. O telemóvel sempre à mão, as ferramentas de teleconferência, as redes sociais, o correio eletrónico, os jornais em formato digital, enfim toda uma artilharia que nos salva e nos assalta.

Na minha vida profissional, ao serviço de uma multinacional, já usava regularmente as teleconferências para evitar viagens frequentes. Também na nossa Ordem dos Engenheiros para algumas sessões dos designados exames de estágio ou reuniões nacionais de colégio. Mas agora, de uma forma perentória, elas tornaram-se ferramentas cruciais para a continuidade das atividades, mau grado as dificuldades pontuais com o acesso à internet.

No entanto, apesar do evidente progresso, e elevado préstimo das tecnologias, não é possível dispensar de todo o contacto com as pessoas e as coisas de uma forma permanente. Os sentidos, ver e ouvir, acrescentam algo de fundamental na avaliação das mais diversas situações profissionais e de relacionamento com as pessoas. E ainda bem, porque mais nos estimulam para o fim dos dias que passam. Ou parecem não passar.

Luís Cameira Ferreira

Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Eletrotécnica