Região Sul homenageou Fernando Silveira Ramos

03 de Dezembro de 2012 | Geral

O Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros decidiu homenagear Fernando Silveira Ramos, emérito membro da Ordem dos Engenheiros (OE), falecido há quatro meses, numa cerimónia que decorreu no passado dia 21 de novembro e que contou com mais de uma centena de participantes, entre familiares, amigos e colegas que não quiseram deixar de se associar a este momento.

"Um homem que defendia com veemência os seus pontos de vista, mas não se furtava a debatê-los. Deixa-nos uma enorme saudade". Foi assim que o Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Carlos Mineiro Aires, caracterizou o homenageado durante a sua intervenção, à qual se seguiram testemunhos de personalidades que quiseram partilhar com os presentes as suas vivências e memórias pessoais e profissionais de Fernando Silveira Ramos, entre as quais Mário Lino, Carlos Pina (Presidente do LNEC), José Manuel Tengarrinha (fundador do MDP/CDE, Vítor Carneiro (Presidente da APPC) e Pedro Bettencourt (diretor geral da Nemus).

A sessão ficou ainda marcada pela a exibição e estreia de um filme biográfico sobre o homenageado, pontuado por depoimentos vários e onde são referenciadas algumas das obras de engenharia em que participou, nomeadamente o Molhe Norte da Barra do Douro, que lhe valeu o Prémio Secil de Engenharia Civil 2009.

Ainda no auditório da Região Sul, pequeno para todos aqueles que quiseram assistir à cerimónia, foi oferecida uma placa de homenagem à esposa, Maria de Lurdes Lucas, pelo Presidente da Região Sul e pelo Bastonário da Ordem dos Engenheiros.

A noite terminou com um cocktail servido ao som de música cabo verdiana, o género musical de eleição de Fernando Silveira Ramos, pela voz de Dany Silva.

Veja aqui as fotografias.