fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Lisboa, Porto e Coimbra no “Academic Ranking of World Universities”

18 de Agosto de 2014 | Geral


As universidades norte-americanas de Harvard e Stanford e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) ocupam os três primeiros lugares do "Academic Ranking of World Universities”, também conhecido como "Ranking de Xangai”, uma das mais prestigiadas avaliações realizada a instituições de ensino superior de todo o Mundo.

Das mais de 1.200 instituições analisadas, apenas 500 entram nesta lista, que este ano conta com três universidades portuguesas: Lisboa, Porto e Coimbra.

A Universidade de Lisboa, que resultou da fusão entre as Universidades Técnica e Clássica, é pela primeira vez avaliada como uma única instituição e sobe mais de cem lugares no ranking, figurando agora no grupo que reúne entre a 201.ª e a 300.ª melhores classificadas. A Universidade do Porto e a Universidade de Coimbra mantêm as posições anteriores: encontram-se, respetivamente, nos patamares 301-400 e 401-500.

Este ranking avalia também as universidades por áreas de conhecimento. Na área de Engenharia/Tecnologia, a Universidade de Lisboa figura entre as cem primeiras instituições listadas (no grupo das 76-100). Segue-se depois a Universidade de Aveiro e a do Porto (ambas no grupo 151-200). O primeiro lugar é ocupado pelo MIT.

O "Academic Ranking of World Universities” começou a ser publicado em 2003 pela Universidade Jiao Tong de Xangai e é atualizado anualmente, sendo divulgado em agosto. Tem por base diversos critérios, tais como o desempenho académico per capita, as citações de artigos científicos, o número de alunos e professores que receberam o Prémio Nobel ou a Fields Medal, artigos publicados nas revistas "Nature” e "Science”, entre outros.

Mais informações estão disponíveis em www.shanghairanking.com

Parceiros Institucionais