Projeto “Rotas do Bastonário” testemunha Engenharia na Ilha de Santa Maria

31 de Outubro de 2023 | Geral

Arrancou mais uma edição do projeto "Rotas do Bastonário” desta vez dedicado ao tema a Engenharia e o Espaço, que decorreu ontem na Ilha de Santa Maria nos Açores.

Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, na companhia de uma comitiva integrada por Teresa Costa, Presidente do Conselho Diretivo da Região Açores, André Cabral, Vice-presidente do Conselho Diretivo da Região Açores e Nelson Jerónimo, Secretário-geral da OE, visitaram ontem de manhã o Teleporto de Santa Maria.
O Teleporto de Santa Maria presta apoio aos lançamentos da ESA na base localizada na Guiana Francesa.
Paralelamente, faz vigilância via satélite a atividades ilegais e monitoriza derrames marítimos.

A manhã terminou com uma visita à RAEGE, Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais🛰️
Esta infraestrutura é composta por um radiotelescópico, por 2 antenas GPS, um gravímetro, um sismógrafo, um acelerómetro e um relógio atómico.

O Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, na companhia da sua comitiva, visitou ontem à tarde o Centro de Controlo Aéreo da NAV Portugal em Santa Maria, que emprega 140 pessoas, 30 das quais são engenheiros e controla um espaço aéreo de 5 milhões de quilómetros.
É o maior em Portugal em termos de área de controlo.

Esta Rota do Bastonário dedicada ao Espaço, terminou com uma visita à Incubadora de Empresas desta ilha, onde o Vice-presidente da Agência Espacial Portuguesa apresentou os investimentos previstos para esta ilha.