Incubadora do IPN é eleita a melhor do mundo

30 de Novembro de 2010 | Geral

A Incubadora do Instituto Pedro Nunes (IPN) venceu o Concurso Mundial “Best Science Based Incubator”, tendo sido eleita a melhor incubadora de base tecnológica do mundo, de um total de 50 incubadoras em competição, provenientes de 23 países diferentes.

Em informação avançada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, a atribuição do prémio é baseada na análise de uma combinação de 25 indicadores de performance da própria incubadora e das empresas incubadas, tendo a IPN Incubadora evidenciado o seu valor pelo facto de ter um modelo de negócio auto-sustentado, com forte retorno do investimento público; uma taxa de sobrevivência das empresas incubadas superior a 80%; um volume de negócios agregado, destas empresas, em 2009, superior a 70 milhões de euros; e a criação de mais de 1.500 postos de trabalho directos, muito qualificados, desde o seu início de actividade.

O Concurso mundial “Best Science Based Incubator” decorreu durante a 9.ª Conferência Anual sobre Boas Práticas em Incubadoras de Base Tecnológica, que se realizou a 18 e 19 de Novembro, em Liverpool. O evento reuniu foi organizada pelo “The Technopolicy Network”, uma rede gerida pelo Science Alliance (Holanda), em cooperação com o Genepole (França), o SPICE Group (Alemanha), a European BIC Network (Bélgica) e o Centre for Strategy and Evaluation Services (Reino Unido).

Os vencedores de anos anteriores incluem instituições de elevado prestígio e renome internacional, tais como: Wales Digital Media Initiave do Reino Unido, Tsinghua Science Park de Beijing, Oxford BioBusiness Center, I3P – Incubadora de Empresas do Politécnico de Turim ou o Symbion – Science Park de Copenhaga.

Em actividade desde 1996, a IPN Incubadora já apoiou a criação e o desenvolvimento de mais de 140 empresas de base tecnológica, com resultados nacionais e internacionalmente reconhecidos.