1.º Concurso de Pontes em Esparguete das Escolas Secundárias do Algarve e Baixo Alentejo

20 de Maio de 2015 |

O Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, em conjunto com a Região Sul da Ordem dos Engenheiros, através da Delegação Distrital de Faro, levou a efeito, no passado dia 13 de maio, o 1º Concurso de Pontes em Esparguete das Escolas Secundárias do Algarve e Baixo Alentejo.

Esta iniciativa consistiu na idealização, materialização e posterior ensaio de pontes construídas em esparguete, elaboradas por 16 equipas oriundas de diversas escolas secundárias, cada uma constituída por dois alunos.

Este concurso enquadrou-se num conjunto de atividades que visam divulgar os cursos de engenharia da Universidade do Algarve, bem como demonstrar a importância da profissão de engenheiro numa sociedade moderna e competitiva.

A equipa vencedora deste primeiro concurso, constituída por dois alunos da Escola José Belchior Viegas, de São Brás de Alportel, construiu uma ponte em esparguete que suportou uma carga de 99 Newton.

Os prémios atribuídos às equipas classificadas nos 3 primeiros lugares foram patrocinados pela Região Sul da Ordem dos Engenheiros.

Observa-se que a Ordem dos Engenheiros e a Universidade do Algarve subscreveram, no passado dia 16 de Janeiro, um Protocolo que enquadra múltiplas formas de colaboração, designadamente ações como as que se inserem na presente campanha.