100 Anos | Professor Adriano Moreira

06 de Setembro de 2022 | Geral

Por ocasião da celebração do 100.º aniversário do Professor Adriano Moreira, a Ordem dos Engenheiros felicita este seu Membro Honorário e personalidade portuguesa de incontornável mérito que, através do seu saber, pensamento analítico e experiência de vida, muito tem contribuído para a análise dos múltiplos desafios que em cada momento se têm colocado à vida cultural, política e social do País, assim como às relações de Portugal com os restantes territórios.

Professor Doutor Adriano José Alves Moreira

Nasceu em Grijó, Macedo de Cavaleiros, a 6 de setembro de 1922.
Licenciou-se em Direito, pela Universidade de Lisboa, em 1944, possuindo o doutoramento na mesma área, pela Universidade Complutense de Madrid. É igualmente Doutor pelo Instituto
Superior de Ciências e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa.
Adriano Moreira foi Professor Catedrático da Universidade Técnica de Lisboa e da Universidade Católica do Rio de Janeiro, Professor do Instituto Naval de Guerra, Professor Honorário da Universidade de Santa Maria, Presidente Honorário da Sociedade de Geografia de Lisboa, à qual presidiu dez anos. Foi Diretor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Presidente da Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior, Curador da Fundação Oriente e Curador da Universidade Cândido Mendes. Foi cofundador do Movimento da União das Comunidades de Língua Portuguesa e presidiu aos seus dois primeiros congressos.
É Doutor Honoris Causa pela Universidade Aberta, Universidade da Beira Interior, Universidade de Manaus, Universidade de Brasília, Universidade de São Paulo, Universidade do Rio de Janeiro, Universidade da Bahia e é Membro da Academia Brasileira de Letras, da Academia Pernambucana de Letras, da Academia Internacional de Direito e Economia de São Paulo, da Academia Internacional da Cultura Portuguesa, da Academia das Ciências de Lisboa, da Academia de Marinha, da Academia de Ciências Morales y Políticas de Madrid e da Academia Portuguesa da História.

Em termos de intervenção política, foi Subsecretário de Estado da Administração Ultramarina (1960-1961), Ministro do Ultramar (1961-1963), Deputado da Assembleia da República (1979-1991), Presidente do CDS (1986-1988) e Vice-presidente da Assembleia da República (1991-1995).

Ao longo da sua vida, Adriano Moreira foi distinguido com os seguintes prémios e condecorações: Medalha de Mérito Cultural, Medalha da Defesa Nacional de 1.ª classe, Medalha do Exército de D. Afonso Henriques de 1.ª classe, Medalha Militar de Serviços Distintos grau ouro da Marinha, Medalha de Mérito Aeronáutico, Royal Victorian Order, Grã-Cruz da Ordem Militar de Santiago da Espada, Grã-Cruz da Ordem de Isabel a Católica, Grã-Cruz da Ordem do Cruzeiro do Sul, Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo e Grã-Cruz da Ordem de São Silvestre Magno, Prémio Pedro Hispano. É Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e Cavaleiro Grã-Cruz da Ordem de África.
É autor de várias obras ensaísticas, de Política Internacional e históricas ou de Direito.