fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

14.as Jornadas de Engenharia de Climatização

Estratégias e Tecnologias de AVAC para a Sustentabilidade dos Edifícios

25 de Julho de 2014 | Especializações


A Comissão Executiva da Especialização em Engenharia de Climatização, em colaboração com as secções nacionais da ASHRAE e da REHVA, vai promover no dia 16 de outubro de 2014, no auditório da sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, as 14.as Jornadas de Engenharia de Climatização.

O evento deste ano incidirá sobre Estratégias e Tecnologias de AVAC para a Sustentabilidade dos Edifícios e procurará aprofundar e divulgar o conhecimento atual sobre estas matérias.

Na primeira parte terão lugar intervenções gerais de enquadramento onde serão abordados na globalidade os fundamentos da sustentabilidade, bem como os aspetos e princípios orientadores para uma construção sustentável. Num edifício, a sustentabilidade não tem a ver apenas com o ambiente e os aspetos construtivos, é uma questão que se reconhece transversal a todo o conjunto de sistemas e instalações que o integram. Constituindo o AVAC uma parte importante dessas infraestruturas e representando em geral um investimento significativo, há que refletir sobre o seu impacto nos diferentes níveis - conforto, desempenho, eficiência energética e sustentabilidade. A partir de uma visão integrada será possível desenhar estratégias que conjuguem todos estes fatores de uma forma eficiente e competitiva.

Será abordada ainda a temática da aplicação da teoria de projeto na obtenção de edifícios de consumo de energia quase nulo convencionalmente designados por edifícios nZEB.

Na segunda parte as Jornadas continuarão a desenrolar-se dentro da mesma temática, Estratégias e Tecnologias de AVAC para a Sustentabilidade dos Edifícios, mas com a apresentação de casos práticos, com foco no conforto ambiental, nas tecnologias para a sustentabilidade e nas medidas que importará implementar para que seja atingido o objetivo de vivermos ou trabalharmos em edifícios energeticamente eficientes e sustentáveis.

Em cada uma das partes haverá um espaço de debate que se pretende alargado e gerador de ampla e profícua discussão entre todos os participantes no evento.

Na terceira parte das Jornadas, continuando a tradição de publicação de material técnico atual em português na área da Climatização, será distribuído e discutido o manual da REHVA sobre o tema traduzido para português: "AVAC em Edifícios de Escritórios Sustentáveis – Uma ponte entre proprietários e engenheiros”.



Nota:
Os Membros da ASHRAE são equiparados aos Membros Efetivos da OE e os Estudantes aos Membros Estudantes, no que se refere ao custo de inscrição nas Jornadas. Para mais informações deverá ser contactado o Secretariado.
O número de inscrição nas Jornadas para os Estudantes Membros da OE e Estudantes Não Membros é limitado, pelo que as mesmas ficam sujeitas a confirmação pelos serviços.




Consulte a página do Evento e Inscreva-se já
»»»»

Parceiros Institucionais