fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

15.as Jornadas de Climatização

A Climatização na Indústria

22 de Julho de 2015 | Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Mecânica, Especializações


A Comissão Executiva da Especialização em Engenharia de Climatização, em colaboração com as secções nacionais da ASHRAE e da REHVA, vai promover no dia 22 de outubro de 2015, as 15.as Jornadas de Climatização. 

O evento deste ano incidirá sobre a "Climatização na Indústria” e procurará aprofundar e divulgar o conhecimento de tecnologias e de práticas, atuais, em especial nas pequenas e médias indústrias, sem deixar de observar o que se passa a nível das grandes indústrias, e refletir sobre os desafios que se colocam num tempo em que se perspetivam novas políticas de incentivos para a industria no âmbito da reindustrialização da Europa.

       



Na primeira parte, que se desenrolará durante a manhã, serão apresentados casos e experiências em indústrias diversas e um estudo em desenvolvimento, perspetivando-se a sua aplicação no âmbito da centralização e distribuição urbana de calor e frio, que poderá ser extensivo a parques industriais dentro da ótica de obtenção de níveis elevados de eficiência energética.

Continuando os trabalhos das Jornadas, durante a tarde teremos a segunda parte, em que se procurará fomentar a aplicação das Renováveis na Indústria, em linha com o os objetivos do programa "Europa 2020”, que entre outros, visa reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 20% (ou mesmo 30%) em comparação com os níveis registados em 1990, satisfazer 20% das necessidades energéticas a partir de fontes de energia renováveis e aumentar em 20% a eficiência energética.

O que poderemos esperar das renováveis na Indústria? Que tecnologias estão disponíveis? Estaremos perante uma nova revolução industrial?

Parceiros Institucionais