2ª Conferência do Ciclo de Conferências sobre Eficiência Hídrica na Agricultura

16 de Junho de 2020 | Engenharia Agronómica

A segunda e última sessão do Ciclo de Conferências online sobre "Eficiência Hídrica na Agricultura", organizado pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica, decorreu no passado dia 5 de junho e focou as etapas da Investigação, Tecnologia e Aplicação.

Com moderação do Eng. Eduardo Oliveira e Sousa, da Confederação dos Agricultores de Portugal e com a presença de mais um painel de excelência, composto por João Coimbra, da Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo (ANPROMIS), Gonçalo Rodrigues, do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e Filipe Conceição, do Grupo Hubel, esta última conferência foi também transmitida através da plataforma zoom e contou com a participação de mais de 130 profissionais.

Durante a sessão, foram enfatizados aspetos já debatidos na sessão anterior como a necessidade de armazenar mais água, a sua eficiência indexada ao uso, uma maior perceção da sociedade em geral e o impacto que a demografia mundial continuará a ter na sua gestão.

Ficou patente que o regadio é fundamental na estabilização dos rendimentos das explorações agrícolas e que produzir mais com menos é uma desafio cada vez mais difícil, dado os limites finitos que há que gerir, e só possível com uma monitorização completa e muitas vezes em tempo real.

A parcela água + energia tem um peso muito grande nos orçamentos das explorações e a necessidade de sistemas de informação e apoio à decisão com alarmística em tempo real é algo que as modernas explorações têm que ter, para que seja possível fazer uma gestão eficiente e sustentável dos recursos.

A investigação está a seguir o seu caminho existindo, atualmente, mais de 440 projetos europeus ao nível da eficiência de rega. No entanto, a transferência dessa investigação para as explorações ainda continua a ser deficitária, cabendo muitas vezes esse papel às empresas e fornecedores que parecem entender melhor as reais necessidades dos agricultores, conseguindo incluir com mais facilidade os mesmos nos processos.

Ficou clara a importância de acelerar a adoção de novas práticas e tecnologias, com impacto real na melhoria da gestão eficiente e adequar as atuais formações a uma realidade em constante mutação.

Veja a gravação da sessão aqui

Apresentações da sessão podem ser consultadas abaixo:

A pedido do orador, Filipe Conceição, partilhamos a seguinte nota retificativa :

"Nos EUA, a área média de uma exploração agrícola é de 443 acres (179,3ha), de acordo com a USDA - National Agricultural Statistics Service - Farms and Land in Farms 2018 Summary (April 2019); em Portugal é de 14ha, de acordo com o INE PORDATA 2019-07-05.”