2.ª Jornada de Reciclagem e Valorização de Resíduos - Equipamentos Eléctricos e Electrónicos

17 de Março de 2011 | Engenharia do Ambiente, Engenharia de Materiais

Sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa (Auditório)
30 de Março de 2011, das 15h00 às 19h00

O Colégio de Engenharia do Ambiente, o Colégio de Engenharia de Materiais e a Divisão Técnica de Metalurgia Extractiva e Reciclagem da SPM, vão organizar uma Jornada de Reciclagem e Valorização de Resíduos, no próximo dia 30 de Março, no Auditório da Ordem dos Engenheiros, a partir das 15h00. Esta 2.ª Jornada é dedicada aos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE).

Enquanto problemas actuais, a prevenção, reutilização e reciclagem de resíduos fazem parte das preocupações ambientais que estão presentes no nosso dia-a-dia e em tudo o que se relaciona com as actividades humanas. No que respeita aos processos industriais, tal implica a optimização do ciclo de vida dos produtos, desde as matérias-primas, passando pelos materiais na sua forma final, componentes, produto obsoleto, até ao processamento em fim de vida. A optimização dos processos de fabrico, objectivando a correcta utilização dos recursos usados e a subsequente minimização na geração de desperdícios é crucial para a competitividade das empresas.

A valorização de resíduos assume igualmente um papel significativo numa perspectiva económica, ambiental e social. Com a implementação de várias directivas europeias que regulamentam os fluxos de várias fileiras de resíduos, que impõem responsabilidades na sua gestão e definem taxas de reciclagem, será de esperar, nos próximos anos, um acréscimo significativo das actividades industriais no domínio da reciclagem/valorização.

Atendendo à importância destas temáticas, os Colégios de Engenharia do Ambiente e de Engenharia de Materiais da Ordem dos Engenheiros encontram-se a organizar uma série de Jornadas sobre prevenção, reutilização e reciclagem de resíduos. O sector dos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) constitui hoje um dos maiores desafios, na medida em que o aumento de consumo de computadores, telemóveis, televisores e outros electrodomésticos conduz a um crescimento acelerado do lixo electrónico em todos os países.

Foi realizado um esforço notável no sentido de conhecer e estimar as quantidades destes resíduos que são produzidos, bem como de criar e incentivar a criação de unidades que promovam a reciclagem dos REEE. A Jornada agora organizada e que terá lugar no próximo dia 30 de Março propõe-se contribuir para o conhecimento e divulgação das actividades das entidades gestoras e dos operadores de reciclagem envolvidos neste sector.

Leonor Amaral (Vogal do Colégio de Engenharia do Ambiente)
Manuela Oliveira (Vogal do Colégio de Engenharia de Materiais)
Carlos Nogueira (Coordenador da Divisão Técnica de Metalurgia Extractiva e Reciclagem da SPM)

Acesso ao evento »»»