3.ª Conferência-debate: Será o Nuclear uma Opção Economicamente Plausível?

30 de Setembro de 2011 | Especializações

Ciclo de Conferências-debate Sobre o Preço da Energia

A Comissão Executiva da Especialização em Energiada Ordem dos Engenheiros programou para o ano de 2011 um ciclo de "Conferências-debate" dedicadas ao tema o "Preço da Energia", a saber:

• O Preço das Renováveis (realizada no dia 17 deFevereiro, com grande êxito);
  • A Evolução do Preço do Petróleo (realizada nodia 14 de Abril, com grande êxito);
  • Será o Nuclear uma Opção EconomicamentePlausível? (27 de Outubro);
  • Eficiência Energética e Eficiência Económica (Novembro).
Pretende-se esclarecer melhor as matérias emanálise, promovendo o contraditório, o qual contará naturalmente com aparticipação dos assistentes.

O objectivo é contribuir, com a maior independênciapossível, para o esclarecimento dos grandes temas energéticos e sobre o impactodas várias opções na competitividade da economia nacional.

3.ªConferência-debate
Será o Nuclear uma Opção Economicamente Plausível?

Lisboa, 27 de Outubro de 2011 – 18h30 às 20h30
Auditório da Sede da Ordem dosEngenheiros

Após o terramoto e maremotocatastróficos que assolaram parte da costa do Japão e afectaram gravemente aCentral Nuclear de Fukushima, uma parte dos países industrializados,pressionados ou não por uma opinião pública angustiada, decidiram, seja reveras suas opções quanto à produção de electricidade nuclear, seja, pelo menos,aumentar as exigências de segurança cujo custo, associado ao de acalmar aspopulações vizinhas das centrais e os eleitores em geral, torna necessário que se reavalie se a opção se mantémeconomicamente plausível. São estes aspectos, o económico, que já erarelevante quando a Comissão Executiva da Especialização em Energia decidiulevar a efeito o presente Ciclo de Conferências, e o social, que se voltou avalorizar com Fukushima, que são o âmbito desta 3.ª Conferência-debate.

Com a sua realização a ComissãoExecutiva da Especialização em Energia visa promover uma discussão sobre o tema aberta atodos os colegas sobre o tema, com duas apresentações de fundo que se pretendemcontraditórias e duas intervenções de comentário que, se espera, sejamindutoras de diálogo.

A Conferência-debate, subordinadaao tema "Será o Nuclear uma Opção Economicamente Plausível?", terá a seguinteparticipação:

• Intervenções: Manuel Collares Pereira(Universidade de Évora) e Pedro Sampaio Nunes (Comissão Executiva daEspecialização em Energia da OE)
  • Comentadores: Lobo Xavier (Sonae) e Luís Nazaré(ISEG)
  • Coordenador: Vasco Coucello (Comissão Executivada Especialização em Energia da OE)

A Inscrição é gratuita mas obrigatória.

Consulte a página do Evento e inscreva-se já »»»