3.ª Conferência-Debate: Será o Nuclear uma Opção Economicamente Plausível?

26 de Maio de 2011 | Geral, Especializações

Ciclo de Conferências-Debate Sobre o Preço da Energia

AComissão Executiva da Especialização em Energia da Ordem dos Engenheiros,programou para o ano de 2011 um ciclo de "Conferências-debate” dedicadasao tema o "Preço da Energia”, a saber:

• O Preço das Renováveis (realizada no dia 17 de Fevereiro, com grande êxito);
  • A Evolução do Preço do Petróleo (realizada no dia 14 de Abril, com grande êxito)
  • Será o Nuclear uma Opção Economicamente Plausível (16 de Junho);
  • Eficiência Energética e Eficiência Económica (Outubro).

Pretende-seesclarecer melhor as matérias em análise, promovendo o contraditório, o qualcontará naturalmente com a participação dos assistentes.

Oobjectivo é contribuir, com a maior independência possível, para oesclarecimento dos grandes temas energéticos e sobre o impacto das váriasopções na competitividade da economia nacional.

3.ª Conferência-Debate

Será o Nuclear uma Opção Economicamente Plausível?

Lisboa, 16 de Junho de 2011 – 18h30 às 20h30
Auditório da Sede da Ordem dos Engenheiros

Após oterramoto e maremoto catastróficos que assolaram parte da costa do Japão eafectaram gravemente a Central Nuclear de Fukushima, uma parte dos paísesindustrializados, pressionados ou não por uma opinião pública angustiada,decidiram, seja rever as suas opções quanto à produção de electricidadenuclear, seja, pelo menos, aumentar as exigências de segurança cujo custo,associado ao de acalmar as populações vizinhas das centrais e os eleitores emgeral, obrigará à revisão da viabilidade económica da opção. São estesaspectos, o económico que já era relevante quando a Comissão Executiva daEspecialização em Energia decidiu levar a efeito o presente Ciclo deConferências e o social que se voltou a valorizar com Fukushima, que são oâmbito desta 3.ª Conferência-debate.

Com asua realização a Comissão Executiva da Especialização em Energia visa promoveruma discussão aberta a todos os colegas sobre o tema, com duas apresentações defundo que se pretendem contraditórias e duas intervenções de comentário que, seespera, sejam indutoras de diálogo.

AConferência-debate, subordinada ao tema "Será o Nuclear uma OpçãoEconomicamente Plausível?” terá a seguinte participação:

• Intervenções: Manuel Collares Pereira (Universidade de Évora) e Pedro Sampaio Nunes (Comissão Executiva da Especialização em Energia da O.E.)
  • Comentadores: Lobo Xavier (Sonae) e Luís Nazaré (ISEG)
  • Coordenador: Vasco Coucello (Comissão Executiva da Especialização em Energia da O.E.)

A Inscrição é Gratuita mas Obrigatória.

Deverá fazer login no Portal para ter acesso ao botão "Inscreva-se já!"

Acesso à página do evento »»»