fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

3 de julho – Dia Internacional SEM Sacos de Plástico

A Comissão Europeia está a realizar uma consulta pública online, a decorrer até ao próximo dia 9 de agosto

03 de Julho de 2018 | Geral, Engenharia do Ambiente



Celebra-se hoje, 3 de julho, o Dia Internacional SEM Sacos de Plástico, que tem como objetivo alertar a sociedade para a necessidade de reduzir o consumo e utilização excessiva de sacos de plástico descartáveis que, na maioria das vezes, terminam no lixo após uma única utilização, ou acabam por ser libertados no ambiente, constituindo um problema ambiental grave em termos de poluição.

Estima-se que cada cidadão europeu consome cerca de 500 sacos de plástico por ano, sendo que em 2008, só na Europa, foram produzidos 3,4 milhões de toneladas de sacos para utilização. Para além do consumo de recursos, o uso insustentável de sacos, potenciado pela falta de valor que o consumidor lhe atribui pelo facto de este lhe ser oferecido, leva a que aos mesmos não seja dado o fim adequado - reutilização e reciclagem, acabando muitos por serem dissipados no ambiente, principalmente em meios marinhos, nos quais são confundidos com alimento e ingeridos por tartarugas e aves, entrando directamente na cadeira alimentar. 
Aliás, segundo um Estudo UNEP (UN Environment Programme and Ocean Conservancy) 80% da poluição marinha é causada pela libertação de resíduos plásticos.

Numa tentativa de encontrar solução para este problema, a Comissão Europeia está a realizar uma consulta pública online, a decorrer até ao próximo dia 9 de agosto, onde são colocadas várias questões aos cidadãos, nomeadamente se o pagamento e a tributação dos sacos de plástico seriam opções eficazes ou se seriam preferíveis outras alternativas, por exemplo, a sua proibição na União Europeia. 

A Ordem dos Engenheiros, preocupada que está com esta problemática, apela à participação dos Engenheiros portugueses nesta consulta pública, disponível aqui

Parceiros Institucionais