3ª Escola de Verão "International Summer School on Domain Specific Modeling - Theory and Practice DSM-TP"

11 de Outubro de 2012 | Engenharia Informática

Realizou-se, de 10 a 14 de Setembro, na Ordem dos Engenheiros,  a 3ª edição Escola Verão "International Summer School on Domain Specific Modeling - Theory and Practice DSM-TP" com o objetivo de juntar investigadores, professores, alunos, e estudantes (MSc. ou PhD.) que procuram estudar ou trabalhar com Modelação de Domínios Específicos. O objetivo desta série de escolas é ter anualmente um evento dedicado a aprender princípios, ferramentas e saber fazer numa atmosfera informal. A DSM-TP contou com a presença de cerca de 30 participantes.

Os professores da Escola de Verão, são provenientes do meio académico e reputados consultores (editores de livros na área) do meio empresarial, refletindo-se nas suas aulas no evento a sua vasta experiência profissional nos diversos tópicos abordados como:  Linguagens de Domínios Específicos (DSL); Desenvolvimento de Software Orientado a Modelos (MDD); Domain Language Engineering Process; Meta-modelação de Linguagens; Transformações de Modelos Semântica de Linguagens e Formalismos; Verificadores de Modelos; Testes baseados em Modelos (MBT); Avaliação de Linguagens; Composição de Modelos e composição de Meta-Modelos.

A  DSM-TP é organizada anualmente pelo centro CITI do Departamento de Informática, com o apoio da Região Sul da Ordem dos Engenheiros e da IEEE Portugal Section, tendo como instituições cooperantes:

Grupo Software Modeling and Verification - SMV da Universidade de Genebra, Suíça; Grupo Modelling, Simulation and Design Lab - MSDL da Universidade de Antuérpia, Bélgica; Universidade do Alabama, Estados Unidos; Grupo MSDL da Universidade McGill de Montreal, Canada; Grupo Software Engineering Group da FEUP / INESC do Porto; Grupo GSI (Grupo de Sistemas de Informação, Information Systems Group) INESC-ID/IST, Lisboa; Universidade de Wellington, Nova Zelândia.