300 participantes em Dia Regional do Engenheiro 2013 em Évora

04 de Junho de 2013 |

O Dia Regional Sul do Engenheiro 2013 foi celebrado no passado mês de maio, em Évora, cidade que alberga uma das Delegações Distritais da Região Sul da Ordem dos Engenheiros. As celebrações contaram com a participação de cerca de 300 Membros e suas famílias, em diversos momentos institucionais, culturais, desportivos e de convívio.

O programa do Dia Regional do Engenheiro começou, no dia 10 de maio, com uma Receção aos Participantes no Salão Nobre da Câmara Municipal de Évora, oferecida pelo próprio organismo, e que contou com a presença do Eng. Manuel Melgão, Presidente da Câmara Municipal de Évora, do Eng. Carlos Mineiro Aires, Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, bem como de vários outros dirigentes e Membros eleitos a nível regional e nacional. Seguiu-se um jantar de boas-vindas no célebre Convento do Espinheiro, onde estiveram presentes cerca de 70 convidados, entre Membros Eleitos da Ordem dos Engenheiros e quadros dirigentes de empresas e instituições de destaque no concelho de Évora, que foi animado pelo grupo alentejano Cantares de Évora.

O dia seguinte começou com um conjunto de atividades culturais a decorrer em paralelo: uma visita guiada a pé ao Centro Histórico de Évora, uma visita à Quinta da Cartuxa com prova de vinhos e azeites e uma visita ao Megalítismo do Concelho de Évora, que levou cerca de 20 participantes a visitar alguns monumentos do período megalítico, como o Cromeleque dos Almendres.

Nessa tarde teve lugar no Auditório do Espírito Santo da Universidade de Évora o momento alto das celebrações. A Sessão Solene, que reuniu cerca de 250 participantes, contou com as intervenções do Delegado Distrital de Évora da OE, Eng. Hemetério Monteiro, do Reitor da Universidade de Évora, Prof. Carlos Braumann, do Presidente da Câmara Municipal de Évora, do Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul e do Bastonário da OE. Foi também palco da entrega dos Diplomas de Membro Sénior e dos Prémios PIJE 2012, e de uma sentida homenagem feita ao Eng. Joaquim Gusmão, que recebeu o Pin de Ouro da Ordem dos Engenheiros e, em simultâneo, o diploma relativo à outorga de Membro Conselheiro.

A noite de sábado foi dedicada ao convívio, com um jantar no Palácio Cadaval, no coração de Évora. O cocktail de receção foi servido nas salas do palácio, que estiveram assim disponíveis para visita de todos os Membros e acompanhantes.

Para finalizar o fim-de-semana, e à semelhança do que é tradição, a manhã de domingo foi ocupada com uma prova de karting, para principiantes e avançados, no Kartódromo de Évora, numa organização conjunta com o Clube de Karting da Região Sul. Em simultâneo, de correram duas visitas: à Herdade do Esporão, onde os participantes tiveram oportunidade de visitar a Herdade e provar alguns vinhos e azeites produzidos no local; e à Herdade do Freixo do Meio, onde foi possível conhecer os muitos hectares desta herdade dedicada à produção biológica agrícola e provar o cozido à portuguesa feito com produtos da própria quinta.

As fotografias deste evento estão disponíveis nos seguintes links: