fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

6.as Jornadas de Engenharia Acústica

18 de Dezembro de 2015 | Especializações


O grande auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) recebeu, no dia 18 de novembro, as 6.as Jornadas de Engenharia Acústica. O evento, de âmbito nacional, foi organizado pela Especialização em Engenharia Acústica da Ordem dos Engenheiros (OE) e contou com a presença de cerca de 250 engenheiros.

As Jornadas, cuja abertura esteve a cargo do Vice-presidente da Região Norte da OE, Eng. José Manuel Freitas, e do Coordenador da Especialização em Engenharia Acústica da OE, Eng. Luís Santos Lopes, tiveram por temas "A Componente Acústica da Reabilitação de Edifícios” e "Os Novos Critérios Internos para Reconhecimento de Competências na Área do Projeto Acústico de Edifícios”, tendo integrado cinco painéis.

Em representação do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), o Eng. Jorge Patrício relatou a contribuição desta instituição para a qualidade acústica da edificação, apresentando estatísticas sobre o panorama europeu nesta temática e abordando o sistema de classificação acústica de edifícios desenvolvido pelo LNEC.

O Eng. Rui Calejo, em representação do NI&DEA – Núcleo de Investigação e Desenvolvimento em Engenharia Acústica da FEUP, deu conta da atividade desenvolvida na área da conceção e caracterização do desempenho acústico de soluções construtivas, especificamente destinadas à reabilitação de edifícios.

O IteCons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Ciências da Construção, representado pela Eng.ª Julieta António, apresentou a grande diversidade de ensaios laboratoriais que é possível realizar nas suas instalações em Coimbra, em particular os que se destinam à determinação das grandezas caraterísticas do desempenho acústico de elementos construtivos.

Coube ao Eng. Octávio Inácio, Coordenador-adjunto da Especialização, abordar os Atos de Engenharia Acústica e a sua articulação com o enunciado geral de Atos de Engenharia publicados no Regulamento n.º 420/2015. Já o Eng. Rui Ribeiro, Vogal da Especialização, apresentou, em conjunto com o Eng. Octávio Inácio, os novos critérios internos para reconhecimento de competências necessárias à subscrição de projetos de condicionamento acústico de edifícios, tendo em conta as responsabilidades que o legislador atribuiu às Ordens Profissionais neste domínio.

No final dos painéis decorreu um período de debate, em que a assistência se mostrou bastante participativa. O Eng. Luís Santos Lopes apelou à apresentação de novas candidaturas à outorga do título de Especialista em Engenharia Acústica, referindo os critérios gerais para atribuição do mesmo, constantes dos novos Estatutos da OE, e do Regulamento das Especializações, tendo também sugerido a consulta da página da Especialização no Portal do Engenheiro, na qual serão brevemente incluídas algumas "perguntas e respostas frequentes” relativas à aplicação dos novos critérios de reconhecimento de competências para subscrição de projetos de condicionamento acústico de edifícios.
As Jornadas foram encerradas com uma breve alocução do Diretor da FEUP, Eng. João Falcão e Cunha.
 
 

Parceiros Institucionais