fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

A agricultura nos Açores

Primeiro debate do ano 2017 : uma iniciativa do Colégio de Engenharia Agronómica da RAOE

27 de Janeiro de 2017 | Geral


Em que situação se encontra o sector da Agricultura nos Açores?  O que podemos esperar para o futuro deste importante sector de atividade? Que caminho trilhar para fazer dos Açores um caso de estudo, um exemplo a seguir, no que respeita à compatibilização dos interesses entre sector da Agricultura e a necessidade de assegurar a sustentabilidade de um destino turístico ecológico com as características  do Arquipélago dos Açores?


São estas as questões que o Colégio de Agronomia da Região Açores da Ordem dos Engenheiros lançou ao conjunto de Convidados - Intervenientes no debate  organizado pela Região Açores da Ordem dos Engenheiros, no passado dia 26 de janeiro, no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo de Ponta Delgada.

Marcaram presença neste encontro, o Vice-Presidente do Conselho Diretivo Nacional  da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Loureiro, o Presidente do Conselho Diretivo Regional, Eng. Paulo Moniz , o Presidente do Colégio Nacional de Engenharia Agronómica, Eng. Miguel de Castro Neto  a quem coube a Introdução e apresentação do tema central do debate e a participação  na qualidade de Especialista Convidado, no primeiro painel do encontro e,  naturalmente, marcou igualmente presença, o Coordenador do Colégio de Engenharia Agronómica da Região Açores,  Eng. Artur Gil.  

O debate  contou com o contributo técnico e científico, bem com a experiência de campo, de doze intervenientes,  por entre os quais se encontravam representados agentes com responsabilidades no setor público, empresarial, académico e associativo. Na plateia, cerca de uma centena e meia de participantes, provenientes dos mais diversificados sectores, ouviram e participaram com as suas opiniões e as suas ideias para o melhor futuro da Agricultura nos Açores. 

 Dividido em dois momentos: um primeiro painel, dedicado ao tema : "A Agricultura hoje ", o presente do sector; e um segundo momento,  subordinado ao tema "A Agricultura , a sustentabilidade ambiental e o desafio turístico” o encontro centrou-se  nos temas previamente definidos, tendo sido o curso do debate conduzido pelo Director do Jornal Açoriano Oriental e da Rádio TSF- Açores, o jornalista Paulo Simões. 

Em resultado deste encontro, o Colégio de Engenharia Agronómica da Região Açores propôs-se elaborar um conjunto de recomendações, resultante  das opiniões expressas no decurso do encontro e alicerçadas nos fundamentos técnicos da Engenharia Agronómica. 

O primeiro debate do ano resultou  num momento de encontro entre agentes que procuram refletir e intervir de forma responsável no desenvolvimento deste importante setor de atividade. 

Um encontro agregador, de discussão de boas ideais, que à Região Açores da Ordem dos Engenheiros muito honrou organizar.  


Parceiros Institucionais