A Economia Circular no Setor Agroalimentar em debate na Região Sul

25 de Junho de 2019 | Engenharia Agronómica, Engenharia do Ambiente

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica, em associação com o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente, levou a efeito no passado dia 19 de junho um colóquio sobre "A Economia Circular no Setor Agroalimentar”.

A economia circular é um conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Substituindo o conceito de fim-de-vida da economia linear, por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação, num processo integrado.

O excelente painel de oradores e a diversidade de casos reais da aplicação do conceito de economia circular no contexto agroalimentar, suscitaram um amplo debate com os participantes que em muito enriqueceu o colóquio.

Confirmou-se que a temática está na ordem do dia e que assume um significado especial para a agricultura, como uma atividade baseada em recursos naturais e que enfrenta no presente inúmeros desafios num contexto de alterações climáticas onde é exigido que se produza mais, com mais qualidade, maior sustentabilidade, com menos recursos e ainda assim reduzir a pegada ecológica, ambiental e energética da atividade.

Consulte aqui as apresentações: