A Eficiência Energética no setor Agroalimentar encerrou o ciclo de conferências sobre a Economia Circular – Eficiência Energética

30 de Novembro de 2021 | Engenharia Agronómica

Decorreu, no dia 19 de novembro, a 3ª sessão do ciclo de conferências online, sobre "Eficiência Energética no setor Agroalimentar", organizado pelo Conselho Regional do Colégio (CRC) de Engenharia Agronómica.

Esta sessão, dedicada à "Indústria Transformadora”, teve como palestrante o Eng. Paulo Santos, da empresa ContaWatt, e contou com 59 participantes. A moderação ficou a cargo do Eng. José Aguiar, Coordenador deste Colégio Regional.

Na sua apresentação o Eng. Paulo Santos, licenciado em Engenharia Eletrotécnica (ramo Informática) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra, teve oportunidade de relatar o seu percurso profissional e as bases da fundação da sua empresa, expondo a sua vasta experiência como perito e consultor de empresas e instituições, na área da eficiência energética. Salientou que as questões da eficiência energética constituem, desde algum tempo, uma variável que integra matriz de decisões da fileira industrial agroalimentar analisadas na tripla perspetiva económica, ambiental e de utilização dos recursos, sendo patente o elevado nível de conhecimentos científicos que suportam aquelas decisões, servidos por conjunto de soluções com um grau de sofisticação tecnológica e multidisciplinar, comuns a várias indústrias.

O orador abordou não só os aspetos transversais, relacionados com a problemática da eficiência energética, mas apresentou igualmente exemplos concretos de auditorias energéticas que efetuou em diversas empresas, nas quais exerce a sua atividade de consultor, com particular destaque para as indústrias agroalimentares.

Seguiu-se um momento de perguntas e respostas antes do encerramento da sessão pelo Eng. José Aguiar, que agradeceu a colaboração do Eng. Paulo Santos e a presença dos participantes.

Esta palestra encerra o ciclo de conferências, dedicadas à "Economia Circular – Eficiência Energética”, promovidas pelo CRC de Engenharia Agronómica / Região Sul, durante o ano de 2021 e ao longo das quais foram sendo abordadas, por um qualificado painel de oradores, as diferentes perspetivas desta questão nos vários subsetores da fileira agroalimentar.

Consulte aqui a apresentação do orador Eng. Paulo Santos

Consulte a gravação desta sessão aqui