A inteligência artificial na transformação digital

27 de Março de 2023 | Geral

A 22 de março, teve lugar o segundo evento, de formato presencial e online, do ciclo de tertúlias ‘Transformação Digital: oportunidades e desafios’ promovido pelo Polo da Madeira da Associação Portuguesa de Gestão de Projetos. No auditório da Ordem dos Engenheiros (OE), Paulo Sousa, Presidente da APOGEP, abriu a tertúlia 'Inteligência Artificial e Gestão de Projetos', reforçando a relevância da temática no contexto regional e nacional.

Como enquadramento geral, Paulo José Viegas – co-autor de um Guia de Apoio às Empresas sobre a Transformação Digital – salientou a necessidade de se desmistificar a inteligência artificial (IA) e de se transformar a aparente ameaça em oportunidade.

Lançada a tertúlia, Eduardo Fermé – filósofo e professor da Universidade da Madeira – aclarou conceitos e mostrou ser essencial que a ética seja incorporada, desde o início, na base dos projetos, pois diversos módulos de IA, por vezes invisíveis, estão já integrados em sistemas de decisão e de apoio à decisão. Sublinhou ainda que, na gestão de projetos, a IA pode ser relevante na gestão de riscos, na análise de viabilidade, bem como na aplicação e atualização de procedimentos.

Por sua vez, Jorge Fernandes – diretor executivo de entidades nesta área e coordenador da especialidade de engenharia informática da OE – apontou projetos com incorporação de IA, como uma aplicação de assistentes pessoais para gestão do conhecimento nas organizações, com caracterização semântica dos trabalhadores, permitindo associar o que há para fazer com quem sabe o que fazer.

O Presidente do Conselho Regional da Madeira da Ordem dos Advogados, Artur Baptista, cruzou a abordagem ética com a lógica jurídica, explicando a necessidade do primado da ética no desenvolvimento da IA. Referiu, na sua intervenção, a importância do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, da Carta Europeia de Ética sobre o Uso da Inteligência Artificial em Sistemas Judiciais, bem como do futuro regulamento europeu sobre a Inteligência Artificial, entre outros diplomas legais relevantes para a temática.

Após quase duas horas de troca de ideias, o evento terminou com o anúncio, pelo Polo Madeira da APOGEP, de que a próxima tertúlia do ciclo dedicado à Transformação Digital ocorrerá no segundo trimestre de 2023.