fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

"A Produção de Azeite" em Santarém

08 de Março de 2013 | Geral


A Delegação Distrital de Santarém organizou, no passado dia 6 de março, uma noite temática dedicada à "Produção de Azeite", que decorreu no auditório da Delegação. Estiveram presentes cerca de 40 participantes, revelando grande interesse na temática abordada.

Os intervenientes da noite temática falaram do azeite Quinta do Juncal, proveniente da região a norte de Santarém denominada Bairro e que é caracterizada por ter solos argilo-cacários e um clima tipicamente mediterrânico com temperaturas amenas.

São cerca de 155 ha de olival tradicional com variedade Galega, 45 ha de olival intensivo com variedades Galega, Cobrançosa e Pictual e 15 ha de olival em sebe com variedades Arbequina e Arbosana. O ciclo de produção e trabalho do azeite Quinta do Juncal é orientado pelas regas da Proteção Integrada. Este cuidado, permite obter azeitonas sãs, colhidas no momento ótimo de maturação e laboradas em lagar no próprio dia da colheita.

Durante a noite temática, abordou-se ainda o lagar e seus modernos sistemas de extração mecânica contínua com controlo automático das temperaturas. Depois de esclarecidas as dúvidas e curiosidades dos participantes houve prova de cinco variedades de azeite. 

Parceiros Institucionais