A Região Sul e a Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção (PTPC) promoveram a apresentação do livro "Manual de Reabilitação. Volume 1 - Reabilitação do Património Edificado: Caracterização e legislação aplicável”

07 de Janeiro de 2022 | Engenharia Civil

A sessão de apresentação do primeiro dos três volumes do Manual de Reabilitação, intitulado "Reabilitação do Património Edificado: Caracterização e legislação aplicável”, elaborado sob a coordenação dos Professores Fernando F. S. Pinho (FCT NOVA) e Vasco Peixoto de Freitas (FEUP), e com o contributo de 42 autores que escreveram os 4 capítulos do livro, decorreu a 6 de janeiro.

Iniciou-se com a intervenção do Bastonário da Ordem dos Engenheiros (OE), Eng. Carlos Mineiro Aires, que fez um enquadramento geral do livro a apresentar, referiu a importância desta publicação para o meio técnico, no âmbito da reabilitação do património construído, e felicitou a PTPC, os autores e os coordenadores por esta iniciativa.
Em seguida, o Presidente da Ordem dos Arquitetos, Arq. Gonçalo Byrne felicitou todos os envolvidos nesta publicação, Arquitetos e Engenheiros, fez uma breve abordagem da importância e da evolução da reabilitação do património, bem como da complementaridade entre a Arquitetura e a Engenharia no processo.
Seguidamente, a Engª Rita Moura, Presidente da PTPC, Editora do Manual de Reabilitação, fez uma descrição dos vários projetos em desenvolvimento pela PTPC, incluído o da elaboração do Manual de Reabilitação, por um conjunto alargado de autores, provenientes em geral de entidades sócias desta plataforma.

A sessão de abertura terminou com o testemunho do Prof. Jorge de Brito, Professor Catedrático e Presidente do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do IST-UL, enquanto representante da Comissão Editorial do Manual, destacando a evolução dos trabalhos que levaram à presente publicação.
Em seguida, o Eng. Fernando F. S. Pinho, Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Civil da OE, Coordenador da Comissão Editorial e Co-coordenador do Volume 1 do Manual, fez uma breve descrição do processo de elaboração deste livro, iniciado após a publicação do "Caderno de Síntese Tecnológica, Reabilitação de Edifícios” pela PTPC, em 2015, agradeceu, identificou todos os envolvidos e fez a apresentação dos oradores subsequentes.
Seguidamente, foram apresentados de forma detalhada os conteúdos dos quatro capítulos do Volume 1 do Manual, pelos seus Coordenadores, respetivamente: o Prof. Vasco Peixoto de Freitas, Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Cap. 1), a Profª Rita Bento, Professora Catedrática no Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do IST-UL (Cap. 2), o Eng. Eduardo Cansado Carvalho, Coordenador Comissão de Especialização Estruturas de OE (Cap. 3) e o Arq. Vitor Campos, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Cap. 4).

O Eng. Luís Machado, Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul da OE, encerrou a sessão referindo a dimensão, abrangência, profundidade, complementaridade e rigor técnico e científico dos temas abordados nesta publicação, e agradeceu aos autores e à assistência a sua presença nesta sessão de lançamento do Volume 1 do Manual de Reabilitação, da PTPC.

A sessão decorreu em formato online, com uma significativa adesão de cerca de 200 participantes.

O Livro "Manual da Reabilitação – Volume 1 Reabilitação do Património Edificado: Caracterização e legislação aplicável” estará em breve disponível para venda na sede da Região Sul, com condições especiais para membros da OE.

A gravação da sessão está disponível no canal Youtube da Região Sul aqui