A Sustentabilidade e Eficiência Energética dos Edifícios - Sistemas do Grupo Saint-Gobain em debate na Região Sul

24 de Maio de 2024 | Engenharia de Materiais

No dia 21 de maio, o Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia de Materiais organizou o webinar intitulado "Sustentabilidade e Eficiência Energética dos Edifícios - Sistemas do Grupo Saint-Gobain”.

O evento contou com a participação do orador convidado, Vasco Pereira, Diretor da Academia da empresa Saint-Gobain, que apresentou as soluções técnicas do grupo destinadas a melhorar o desempenho dos edifícios nas áreas de sustentabilidade e eficiência energética.

Durante a apresentação, foi possível conhecer a origem histórica do grupo Saint-Gobain, incluindo a origem do nome e a evolução cronológica e tecnológica da empresa, bem como a sua dimensão global e estratégia para a sustentabilidade. O orador destacou diversas marcas de produtos presentes no mercado nacional que contribuem para a sustentabilidade dos edifícios, destacando a incorporação de material reciclado nos produtos comercializados pela Saint-Gobain.

Foram visionadas várias soluções de construção, como o sistema de fachadas eficientes ETICS, diferentes tipos de argamassas e betumes, e diversas soluções de isolamento térmico. Ao nível do isolamento térmico, foram apresentados vários tipos de vidro para controle térmico, bem como lã de vidro e lã de rocha para isolamento de fachadas.

O webinar permitiu dar a conhecer um conjunto abrangente de soluções que o Grupo Saint-Gobain oferece ao mercado, visando reduzir o impacto ambiental da construção e do funcionamento dos edifícios, tanto no consumo de recursos quanto no contributo para a eficiência energética dos edifícios para as emissões de CO2 e as mudanças climáticas.

O evento, que contou com mais de uma centena de participantes, incluiu uma sessão de perguntas e respostas, permitindo aos presentes esclarecer dúvidas e aprofundar o conhecimento sobre os temas discutidos.