Academia de Engenharia elege nova direção

10 de Novembro de 2022 | Geral

A Ordem dos Engenheiros congratula-se pela eleição dos novos corpos sociais da Academia de Engenharia, desejando o maior sucesso às iniciativas promovidas pela futura direção.

A Assembleia Geral da Academia de Engenharia elegeu esta quarta-feira, dia 9 de novembro, os seus novos corpos sociais. Para a Direção foi eleita uma equipa presidida pelo Professor Sebastião Feyo de Azevedo, Professor Emérito da Universidade do Porto, ex-Vice-presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros (OE) e Medalha de Ouro da OE. Fazem ainda parte a Doutora Laura Caldeira, Presidente do LNEC, a Professora Maria Ascensão Reis, Catedrática da Universidade Nova de Lisboa, o Eng. Alberto Barbosa, Presidente do Conselho de Administração da empresa I-CHARGING e o Professor Luís Simões da Silva, Catedrático e atualmente Vice-reitor da Universidade de Coimbra. A nova Direção foi eleita para o triénio 2022-2024.

A Assembleia Geral passa a ser presidida pelo Professor António Lamas, Catedrático Jubilado do Instituto Superior Técnico, e o Conselho Fiscal pela Professora Maria Júlia Seixas Catedrática da Universidade Nova de Lisboa.

A nova equipa de direção foi eleita suportada no ‘Programa Mais’, focado num conjunto de propostas que concorrem para um Portugal mais ético, socialmente mais justo, mais informado, mais autocrítico, mais transparente, de maior projeção internacional, mais desenvolvida técnica, científica e economicamente, mais capaz de enfrentar as ameaças ambientais, mais capaz de influenciar as políticas internacionais.
As propostas de ação decorrentes do citado ‘Programa Mais’ incluem a revisão dos Estatutos para a captação de novos membros e a adequação aos novos modelos de trabalho à distância; a criação de uma Listagem Temática Digital, focada nas grandes questões dos tempos modernos, e onde a Engenharia tem uma palavra fundamental; cooperação no plano nacional para a promoção das políticas públicas nos grandes temas nacionais, resultantes do trabalho realizado a partir da Listagem Temática; e fortalecimento da cooperação internacional, nomeadamente no âmbito europeu e lusófono.

A Academia de Engenharia, criada em 1995, é uma instituição que acolhe personalidades com um currículo profissional de relevo na área da Engenharia, com uma missão de promoção de estudos e na cooperação internacional, visando a sensibilização dos governos para a adoção de políticas públicas que ultrapassem ou minimizem problemas socioeconómicos como a pobreza, as assimetrias do território, a ameaça ambiental, a escassez energética, a seca e as ameaças pandémicas.