António Guterres assume segundo mandato como Secretário-geral da ONU

18 de Junho de 2021 | Geral

António Guterres, Engenheiro Eletrotécnico e Medalha de Ouro da Ordem dos Engenheiros, tomou posse a 18 de junho para o segundo mandato enquanto Secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

O segundo mandato de Guterres na liderança da ONU dura até dezembro de 2026, tendo sido aprovado por unanimidade pelo Conselho de Segurança.

No seu discurso de tomada de posse, António Guterres referiu que, para si, "servir as Nações Unidas é um privilégio imenso e o dever mais nobre”. Nesta mesma ocasião, o Secretário-geral da ONU agradeceu a Portugal, assumindo-se um "português orgulhoso” e reforçando que "tudo aquilo que aprendi foi forjado juntamente com o povo do meu país”.

A Ordem dos Engenheiros felicita este seu prestigiado membro, desejando-lhe as maiores felicidades na prossecução de tão exigente missão, agora renovada.