fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Apresentação da Estratégia e Plano de Ação para a Empregabilidade Digital 2015-2020

24 de junho, Fundação Calouste Gulbenkian

16 de Junho de 2015 | Geral


A Estratégia Nacional e o Plano de Ação para a Empregabilidade Digital 2015-2020 vão ser apresentados em cerimónia pública a decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no dia 24 de junho, pelas 9h30, e resultam da reflexão desenvolvida pelas 18 entidades (públicas e privadas) que integram a Coligação Portuguesa para a Empregabilidade Digital, coordenada pela FCT, formalmente instituída em abril de 2015, e da qual a Ordem dos Engenheiros faz parte.

A Sessão contará com a presença do Ministro da Educação e Ciência, Prof. Nuno Crato, estando igualmente previstas as participações do Ministro da Economia, Dr. António Pires de Lima, e do Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Dr. Pedro Mota Soares.

A estratégia que será dada a conhecer vem definir medidas para aumentar a oferta de talento em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), já a partir de 2015, e colmatar a lacuna destes profissionais no mercado laboral atual e futuro. A iniciativa envolve as áreas da Economia, Educação e Emprego, propõe a criação e/ou articulação de instrumentos de politica nacional, públicos e privados, que concorram para preencher os 5.000 postos de trabalho em TIC deixados em aberto em 2015 (15.000 em 2020), numa conjuntura de elevada taxa de desemprego, em particular jovem e qualificado.

Constituída como plataforma para potenciar e facilitar a colaboração multistakeholder entre entidades dos setores público e privado, comunidades académica e técnica, organizações não-governamentais e Sociedade Civil, a Coligação Portuguesa para a Empregabilidade Digital pretende incentivar a adoção de medidas que promovam a formação de jovens na área das TIC, a requalificação da força de trabalho desempregada ou a consciencialização para a oportunidade ímpar de empregabilidade que este contexto configura.

- Aceda à página do evento »»»

Parceiros Institucionais