fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Aproveitamento Hidroelétrico de Venda Nova III

Visita

11 de Abril de 2016 | Engenharia Eletrotécnica


O Colégio Nacional de Engenharia Eletrotécnica promove no próximo dia 27 de abril, a partir das 11:00 horas, uma visita técnica às instalações do Aproveitamento Hidroelétrico de Venda Nova III, localizada no rio Rabagão. Este projeto insere-se no reforço de potência do Aproveitamento de Venda Nova com o objetivo de maximizar a utilização do potencial hidroelétrico da bacia do Cávado-Lima, permitindo assim um aumento da produção de energia elétrica com base endógena e renovável.

Este novo reforço consistirá na construção de um novo circuito hidráulico com um desenvolvimento muito idêntico ao do primeiro reforço de potência de Venda Nova/Vila Nova (Central de Frades/Venda Nova II) e permitirá a instalação de uma central subterrânea em caverna, equipada com dois grupos geradores reversíveis com uma potência total de 756MW que serão alimentados pelo novo circuito hidráulico, com capacidade para um caudal de 200 m³/s. Pela primeira vez, em Portugal, serão instalados grupos geradores-motores do tipo assíncrono, duplamente alimentados, integralmente controlados por dispositivos conversores de eletrónica de potência.

A nova central hidroelétrica de Venda Nova III corresponde a um investimento de cerca de 350 milhões de euros e deverá ligar-se à rede em 2016. Pretende-se com esta visita dar a conhecer a obra na sua globalidade e também permitir o contacto dos colegas com as novas soluções tecnológicas em utilização neste tipo de empreendimentos.

Consultar Agenda »»»»

Parceiros Institucionais