fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Arranca hoje a primeira edição do MadIT

08 de Julho de 2022 | Geral












Está a decorrer, durante o dia hoje, 8 de julho, a primeira edição do MadIT – Madeira Innovation Talks, organizada pelo Conselho Diretivo Nacional e pelo Conselho Diretivo da Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros (OE), no Pestana Casino Park Hotel, na cidade do Funchal.
 
Esta conferência inaugural assenta no mote "histórias de inovação para partilhar & inspirar” e aborda as temáticas eleitas pela Direção da OE como foco da sua atividade ao longo de 2022 - "Transição Digital” e "Engenharia e Saúde”.
 
A sessão conta com a participação do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, de Sofia Vaz Pires, CEO da Ericsson Portugal, de Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde, de Ana Teresa Freitas, CEO da Heartgenetics, de Tiago Hormigo, Head of Space Business Development - Spinworks Aerospace, de Diana Morais, Presidente do Comité para as Perspetivas de Género da NATO e de Mário Jorge Silva, CEO Tintex.
 
Durante a sessão o Bastonário da OE abordou as temáticas "Transição Digital” e "Engenharia e Saúde” e relembrou algumas metas sobre sustentabilidade definidas para este mandato, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas. 
 
Referiu ainda o importante papel da Engenharia e da inovação como fator de produção, riqueza e crescimento do País.

Já Isabel Vaz, embaixadora convidada para a sustentação do tema "Engenharia e Saúde", falou sobre o seu percurso profissional, como gestora e engenheira, e reforçou uma ideia que tem vindo a defender: "Os engenheiros fazem Magia e são essenciais na área da saúde porque não têm estados de alma". A CEO do Grupo Luz Saúdo afirmou ainda que "não podemos ter medo de arriscar em inovar e não há engenharia sem inovação".
 
Para Sofia Vaz Pires, CEO da Ericsson Portugal, "a engenharia que se faz em Portugal é muito boa e não fica atrás do que se faz de melhor no resto do mundo. Somos muito avançados tanto do ponto de vista do que se faz, mas também do ponto de vista do consumidor". "O propósito da engenharia na tecnologia é tornar possível o inimaginável" declara ainda engenheira de Eletrotécnica e Comissária convidada pela OE para a temática "Transição Digital”.

Ana Teresa Freitas, CEO da Heartgenetics - empresa que alia a inteligência artificial e a genética, tem como objetivo dar ferramentas aos cidadãos para protegerem a sua saúde -, foi mais uma das protagonistas que partilhou o seu percurso com uma audiência atenta e interessada que permitiu um debate e troca de ideias participado.

Entre debates, live sketching, e outras atividades, o MadIT continua a decorrer durante o dia de hoje e pretende ser o início de um ciclo capaz de inspirar a sociedade.

Parceiros Institucionais