"As Pontes do Rio Douro"

Exposição patente até 31 de janeiro

27 de Novembro de 2013 | Geral

Integrada por imagens em grande formato e texto descritivo das soluções técnicas que caracterizam cada uma das 18 pontes que atualmente atravessam o rio Douro no trajeto nacional, e também por outras que por várias razões foram entretanto demolidas, esta Exposição, agora recebida pelo Museu do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico (IST), é a continuação do trabalho desenvolvido pelo Eng. António Vasconcelos no livro "Pontes dos Rios Douro e Tejo", produzido e editado pela Ordem dos Engenheiros (OE).

A iniciativa, promovida pela Especialização em Transportes e Vias de Comunicação da OE, tem vindo a percorrer o País, podendo agora ser apreciada em Lisboa, no IST, após apresentação inaugural na Régua, no Museu do Douro, e posteriormente no Porto, na Biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

A OE, bem como o Museu do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do IST e a Fundação Museu do Douro, associam-se, através deste trabalho, à justa homenagem a todos os engenheiros que projetaram e construíram as obras de arte que compõem a exibição.

A Ordem agradece à Fundação Museu do Douro a produção de todos os elementos que compõem a Exposição, perspetivada já com preocupações relativas à sua itinerância.

A exposição pode ser visitada entre 29 de novembro e 31 de janeiro, de segunda a sexta-feira, entre as 10:00 e as 13:00, no Museu do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do IST (Av. Rovisco pais, 1, 1049-001 Lisboa).