Associação Missão Crescimento propõe mais empregos e aumento de salários

14 de Julho de 2014 | Geral

A Associação Missão Crescimento (AMC) divulgou recentemente o seu Boletim referente ao segundo trimestre de 2014. Dedicado ao tema Conetividade, Inovação Tecnológica e Competitividade, a AMC faz o diagnóstico e aponta caminhos para promover a criação de emprego e elevar os salários em Portugal.

A Associação Missão Crescimento, que agrega a Ordem dos Engenheiros, a Ordem dos Economistas, a Associação Comercial do Porto, o Fórum de Administradores de Empresas e o Projeto Farol, propõe um plano nacional de combate ao desemprego, de competitividade e de elevação dos salários médios. Este caminho, para ser sustentado, depende da iniciativa das pessoas e das empresas, assentes numa estratégia a que a AMC denominou de conetividade para o crescimento.

Das propostas avançadas pela AMC para realização desta estratégia, destaca-se a necessidade de criar centros de formação, por parte de empresas e associações, com vista à requalificação das pessoas e à sua preparação para a nova realidade da conetividade; reativar o programa de inserção de doutorados nas empresas, especialmente nas áreas de ciência e tecnologia, programa que já existiu e que foi descontinuado em 2006; retomar e divulgar os programas de apoio à criação de centros de I+DT devidamente estruturados e hierarquizados no seio das próprias empresas; apostar na prestação de serviços, conteúdos e conhecimento, designadamente através do estabelecimento de contratos ad hoc entre investidores e o Estado; apostar em setores que permitam trazer rendimentos, poupanças e capital estrangeiro para Portugal, nomeadamente no turismo residencial, turismo e entretenimento, eventos, serviços de saúde e reabilitação, ensino superior e formação.

O documento destaca, ainda, a importância de uma aposta clara num plano de infraestruturas de transporte que coloque Portugal no Centro do Mundo e da Europa, referindo, como exemplos, a necessidade do reforço do Porto de Contentores de Sines e a promoção e concessão de um parque de tanques,a aposta na sua ligação ferroviária à Europa (focada no transporte de mercadorias), através do modelo economicamente mais viável, e a conclusão da autoestrada de ligação deste porto à A2, para a qual falta completar aproximadamente 20 km. Na zona norte, identifica como prioritário o arranque das obras previstas no Porto de Leixões, nomeadamente a nova plataforma logística, o novo terminal de contentores e a ligação ferroviária de Leixões ao centro da Europa.

No Relatório é também enfatizada a constatação de que os salários mais elevados estão diretamente relacionados com atividade de valor acrescentado, nomeadamente a Engenharia.

Aceda ao Sumário Executivo do Relatório da AMC – 2.º trimestre de 2014.