Bastonário destaca importância da engenharia na modernização do setor têxtil nacional

07 de Julho de 2023 | Geral

Fernando de Almeida Santos presidiu ontem à conferência "Reinventar o setor, construir um futuro sustentável”, que decorreu no CITEVE, em Famalicão, e que foi dedicada à importância dos engenheiros e das diversas especialidades da engenharia na revitalização e modernização do setor têxtil.

"A indústria do Vale do Ave era baseada em quantidade e com a entrada de engenheiros no setor houve uma mudança qualitativa, existindo hoje muitas oportunidades baseadas no conhecimento, no digital e no talento”, afirmou Fernando de Almeida Santos.

O Bastonário da Ordem dos Engenheiros referiu-se também às ameaças que neste momento se colocam ao desenvolvimento de muitos setores, pela falta de profissionais disponíveis. "Temos talento mas não temos em número suficiente”, disse, referindo que existe uma falta de mão de obra qualificada e não qualificada em quase todos os setores de atividade, não sendo a Engenharia um exceção.

Esta conferência foi uma das iniciativas promovidas pela Região Norte da Ordem dos Engenheiros no âmbito do projeto Roteiros de Engenharia, que decorreu ontem e foi dedicado à "Excelência da engenharia têxtil”.

Para além do Bastonário, a conferência contou ainda com a participação do Presidente do Conselho Diretivo da Região Norte, do Delegado Distrital de Braga, do Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, o presidente da ATP, Mário Jorge Machado, o diretor-geral do CITEVE, António Braz Costa, o administrador da Associação Empresarial de Portugal (AEP), Paulo Vaz, e a CEO da TMG Automotive, Isabel Furtado.