BASTONÁRIO | MENSAGEM DE NATAL E FIM DE ANO | 2020

21 de Dezembro de 2020 | Geral

Estimada(o)s engenheiras e engenheiros,

Uma vez mais, quando estamos perto do início de um novo ano, quero dirigir-vos umas breves palavras.

No essencial, para dizer-vos quão frustrante tem sido o ano 2020, pois desde março que o País, e também a nossa Ordem, foi confrontado com um inimaginável surto pandémico que veio alterar substancialmente a nossa forma de estar e trabalhar e, pior, de convivermos e de nos relacionarmos.

De forma mais ou menos direta, muitos de nós também sentimos os impactos deste surto, que originou uma crise global e atingiu a estabilidade económica e familiar de muitos portugueses, pelo que solidariamente recordo os que foram afetados pela doença.

Segundo a informação que Ordem dos Engenheiros dispõe e a visão mais alargada que a presidência do Conselho Nacional das Ordens Profissionais me permite, a(o)s Engenheira(o)s não terão sido particularmente afetados, sobretudo quando comparados com outros profissionais que viram as suas atividades encerradas ou fortemente reduzidas.

Também devo salientar o papel da engenharia na resposta aos desafios da pandemia, pois, para além da capacidade inovadora, muitas empresas reinventaram-se e foram capazes de se tornarem produtoras e até exportadoras de bens e soluções tecnológicas de que o País carecia.

Por outro lado, tudo o que de mais importante desejávamos fazer, desde logo o nosso XXII Congresso, saiu prejudicado e teve de ser alterado ou adiado, e, em boa verdade, até o facto de as reuniões do Conselho Diretivo Nacional terem deixado de ser presenciais também teve impacto na discussão de alguns dos assuntos que fazem parte dos desígnios prioritários do mandato.

Contudo, continuo a acreditar no caminho que a nossa Ordem está a trilhar e que continua a granjear, interna e externamente, respeito e credibilidade, o que muito facilita as relações com os órgãos de soberania e com as outras Ordens profissionais.

A Ordem dos Engenheiros, para além de ser uma das mais prestigiadas associações profissionais de Portugal, também é merecedora da admiração das congéneres internacionais e é um exemplo no relacionamento internacional, assegurando um papel que, por vezes, o Estado teria mais dificuldade em desempenhar com os mesmos resultados.

Sem infundados otimismos, temos diante de nós uma década que aportará a maior conjugação de financiamentos a que até hoje tivemos acesso, pelo que temos razões para acreditar num futuro melhor, no qual teremos um papel crucial e seremos os agentes da mudança.

Acreditamos num futuro com novas soluções ambientais, desafios digitais e respostas tecnológicas, com uma forte intervenção das novas gerações e com o crescimento de uma nova economia, o que não será possível sem a intervenção da engenharia.

Assim, para além de vos desejar um Feliz Natal, a todas e todos desejo os maiores sucessos pessoais e profissionais, saúde e, sobretudo, que não deixem esmorecer os vossos sonhos.

Com estima, a toda(o)s envio um fraterno abraço,

Carlos Mineiro Aires