Benchmarking Lounge de Ambiente - reflexões e perspetivas sobre Rio+20

08 de Maio de 2012 |

No passado dia 4 de maio, pelas 18h00, o Colégio de Engenharia do Ambiente da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, promoveu a realização de um encontro técnico, dirigido aos membros da Ordem do Engenheiros e demais técnicos, que visou o debate das perspetivas e oportunidades associadas à Rio +20, que contou com cerca de 40 participantes.

Tratou-se de mais uma iniciativa da série de eventos Benchmarking Lounge, proposta aos Membros da OE após o sucesso das anteriores sessões. Esta série destina-se a proporcionar o contacto dos Membros com temáticas atuais e úteis, num ambiente distinto da formalidade inerente a seminários, conferências, cursos ou outros feitos no seio das empresas/instituições. A designação Rio+20 diz respeito à Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS, ou UNCSD na sigla em inglês) que ocorrerá entre 20 e 22 de Junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro.

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável está a motivar a organização de uma série de eventos e processos de discussão no Brasil e em todo o mundo, que culminarão em um grande conjunto de atividades no período próximo à conferência. O Rio+20, segundo declarações dos organizadores, contará com mais de uma centena de chefes de Estado ou de governo esperando-se a presença de 50 mil pessoas nos eventos oficiais.
Os temas que deverão ser discutidos na Rio+20 serão:
· Desenvolvimento sustentável para o combate à pobreza
· Desenvolvimento sustentável como resposta às crises económicas e financeiras
· Segurança alimentar e nutricional
· Economia para o desenvolvimento sustentável, incluindo padrões sustentáveis de produção e consumo
· Florestas
· Cidades sustentáveis
· Desemprego, trabalho decente e migrações
· Energia sustentável para todos
· Água
· Oceanos

Para a sessão reflexões e perspetivas sobre Rio+20 contou-se com a presença do Prof. Doutor Francisco Ferreira (DCEA/FCT/UNL), da Prof. Doutora Luísa Schmidt (ICS-UL) e do Prof. Doutor Viriato Soromenho-Marques (FL-UL), que apresentaram tópicos de elevada importância associados à problemática do desenvolvimento Sustentável e promoveram uma interessante discussão com os engenheiros presentes.

Está disponível no site oficial do Rio+20 informação mais completa sobre esta conferência.

O próximo Benchamarking Lounge de Ambiente terá lugar no dia 18 de Maio e será dedicado à temática do Ecodesign e Design para a Sustentabilidade. Inscreva-se já.